Sistema Famato
SENAR
IMEA
       
Fale Conosco
 
CAR
APF
Whatsapp Sistema Famato
   
 
 
14 de Mar de 2014

voltar
 
SEMINÁRIO DESENVOLVIMENTO ECONÔMICO
Juízes visitam propriedade rural e cooperativa em Sorriso
Ascom Famato
 

Trinta juízes das comarcas do interior de Mato Grosso visitaram na manhã desta sexta-feira (14/03) uma propriedade rural em Sorriso e as cooperativas de produtores Coacen e Coavil. O roteiro faz parte da programação do Seminário Desenvolvimento Econômico e seus Reflexos no Sistema Judicial, que começou quinta-feira (13/03) e contou com a participação de mais de 500 pessoas entre juízes, desembargadores advogados, produtores, acadêmicos de direito, agronomia e medicina veterinária, servidores públicos e professores. O encontro vai até sábado (15/03).

 

É a primeira vez que a Federação da Agricultura e Pecuária de Mato Grosso (Famato), em parceria com o Tribunal de Justiça do Estado (TJ-MT), realiza um evento com esta proporção para magistrados de Mato Grosso e outros estados, com palestras e visita técnica. "Nosso objetivo com essas visitas nas propriedades e nas cooperativas é fazer com que os magistrados vejam de perto nosso trabalho e fiquem à vontade para tirar dúvidas e também esclarecer as nossas dúvidas em relação ao papel deles nas decisões que envolvam o setor", explica o diretor Administrativo e Financeiro da Famato, Nelson Piccoli.

 

A fazenda visitada foi a do produtor Pedro Virgolo, que vive na região desde 1977. A propriedade possui 850 hectares de soja e milho e uma parte há experimentos com feijão. Os magistrados aproveitaram a oportunidade para tirar dúvidas e conhecer um pouco mais do dia a dia de um produtor rural. "Foi uma experiência boa poder contribuir com informações para os juízes", disse Virgolo.

 

Para o juiz do município de Canarana, André Barbosa Guanaes Simões, a visita técnica foi produtiva: "Gostei muito das discussões e de estar mais próximo da atividade. Acredito que é fazendo essa troca de experiências que nós, juízes, conseguiremos aproveitar mais e enriquecer nossos conhecimentos na hora de tomar decisões", avaliou.

 

A juíza Rosangela Zacarkim dos Santos, da comarca de Sinop, corrobora com a opinião Simões, mas destaca que, além de trocar experiências, o importante do evento também é desmistificar o papel do juiz. "Este evento está sendo interessante para desmistificar a figura do juiz como um algoz que não está conectado com a realidade. Nós estamos conectados com o que acontece, mas muitas vezes não temos os instrumentos legais para melhorar a situação. O juiz está distrito à lei. Ele não cria, mas aplica a lei criada por deputados, vereadores. Então, este evento é importante para os produtores também tomarem conhecimento do nosso papel", afirmou a juíza.

 

Cooperativismo - A Cooperativa Agropecuária e Industrial Celeiro do Norte (Coancen) existe desde 2005 e é formada por 44 famílias. A Coacen produz 660 mil toneladas de soja em 200 mil hectares e 900 mil toneladas de milho em 130 mil hectares. São mais de 600 funcionários diretos e indiretos. Segundo o presidente da cooperativa, Gilberto Peruzi, os futuros desafios da Coacen são mantê-la no mercado, sempre buscando um diferencial, e continuar realizando os melhores serviços.

 

Peruzi também falou sobre as dificuldades para formar e consolidar uma cooperativa. Entre elas estão a burocracia na legislação, departamentalização e dificuldades de trabalho em grupo. Apesar disso, segundo ele, "a união tem mais vantagens perante quem está sozinho no mercado".

 

A próxima visita será neste sábado (15/03), a partir das 8h, na fazenda Santa Anastácia, em Sorriso da família Argino e Leo Bedin.

 

O seminário é uma realização da Famato em parceria com o TJ-MT, Senar-MT, Aprosoja-MT, Sindicato Rural e prefeitura municipal de Sorriso.

 

Confira a programação completa aqui: http://sistemafamato.org.br/portal/arquivos/11032014035118.pdf

 

A Famato é a entidade que representa 87 sindicatos rurais. Junto com o Imea e o Serviço Nacional de Aprendizagem Rural (Senar-MT), forma o Sistema Famato. Acompanhe nossas redes sociais: www.facebook.com/sistemafamato e @sistemafamato.



Fonte: Ascom Famato
 

VEJA TAMBÉM
STJ inspira-se na Famato e promove evento para discutir sobre o Agro
"Quem protege os produtores?"
No campo estão as áreas preservadas do país
STJ em busca da segurança jurídica
 
Eventos
15ª Expoband
20ª Expocas
Norte show
12ª - Parecis Super Agro 2019
5º - Farm Show 2019
16ª Expotapurah
 
Cenarium Rural
 
Galeria Multimídia
Videos
Fotos
Bom dia Senar MT - Sobre Funrural
A produção de etanol a partir do milho
MT tem potencial e visibilidade economica
 
 
       
 
   webmail   
 
e-Famato   
 
(65) 3928-4400
famato@famato.org.br
 
Rua Eng. Edgard Prado Arze, s/n
Centro Politico Administrativo
CEP 78.049.908 - Cuiabá-MT