Sistema Famato
SENAR
IMEA
       
Fale Conosco
 
Prorrogação da apresentação do georreferenciamento
VTN 2018
TV Famato, informação sempre perto de você
   
 
 
14 de Mar de 2014

voltar
 
SEMINÁRIO DESENVOLVIMENTO ECONÔMICO
Juízes visitam propriedade rural e cooperativa em Sorriso
Ascom Famato
 

Trinta juízes das comarcas do interior de Mato Grosso visitaram na manhã desta sexta-feira (14/03) uma propriedade rural em Sorriso e as cooperativas de produtores Coacen e Coavil. O roteiro faz parte da programação do Seminário Desenvolvimento Econômico e seus Reflexos no Sistema Judicial, que começou quinta-feira (13/03) e contou com a participação de mais de 500 pessoas entre juízes, desembargadores advogados, produtores, acadêmicos de direito, agronomia e medicina veterinária, servidores públicos e professores. O encontro vai até sábado (15/03).

 

É a primeira vez que a Federação da Agricultura e Pecuária de Mato Grosso (Famato), em parceria com o Tribunal de Justiça do Estado (TJ-MT), realiza um evento com esta proporção para magistrados de Mato Grosso e outros estados, com palestras e visita técnica. "Nosso objetivo com essas visitas nas propriedades e nas cooperativas é fazer com que os magistrados vejam de perto nosso trabalho e fiquem à vontade para tirar dúvidas e também esclarecer as nossas dúvidas em relação ao papel deles nas decisões que envolvam o setor", explica o diretor Administrativo e Financeiro da Famato, Nelson Piccoli.

 

A fazenda visitada foi a do produtor Pedro Virgolo, que vive na região desde 1977. A propriedade possui 850 hectares de soja e milho e uma parte há experimentos com feijão. Os magistrados aproveitaram a oportunidade para tirar dúvidas e conhecer um pouco mais do dia a dia de um produtor rural. "Foi uma experiência boa poder contribuir com informações para os juízes", disse Virgolo.

 

Para o juiz do município de Canarana, André Barbosa Guanaes Simões, a visita técnica foi produtiva: "Gostei muito das discussões e de estar mais próximo da atividade. Acredito que é fazendo essa troca de experiências que nós, juízes, conseguiremos aproveitar mais e enriquecer nossos conhecimentos na hora de tomar decisões", avaliou.

 

A juíza Rosangela Zacarkim dos Santos, da comarca de Sinop, corrobora com a opinião Simões, mas destaca que, além de trocar experiências, o importante do evento também é desmistificar o papel do juiz. "Este evento está sendo interessante para desmistificar a figura do juiz como um algoz que não está conectado com a realidade. Nós estamos conectados com o que acontece, mas muitas vezes não temos os instrumentos legais para melhorar a situação. O juiz está distrito à lei. Ele não cria, mas aplica a lei criada por deputados, vereadores. Então, este evento é importante para os produtores também tomarem conhecimento do nosso papel", afirmou a juíza.

 

Cooperativismo - A Cooperativa Agropecuária e Industrial Celeiro do Norte (Coancen) existe desde 2005 e é formada por 44 famílias. A Coacen produz 660 mil toneladas de soja em 200 mil hectares e 900 mil toneladas de milho em 130 mil hectares. São mais de 600 funcionários diretos e indiretos. Segundo o presidente da cooperativa, Gilberto Peruzi, os futuros desafios da Coacen são mantê-la no mercado, sempre buscando um diferencial, e continuar realizando os melhores serviços.

 

Peruzi também falou sobre as dificuldades para formar e consolidar uma cooperativa. Entre elas estão a burocracia na legislação, departamentalização e dificuldades de trabalho em grupo. Apesar disso, segundo ele, "a união tem mais vantagens perante quem está sozinho no mercado".

 

A próxima visita será neste sábado (15/03), a partir das 8h, na fazenda Santa Anastácia, em Sorriso da família Argino e Leo Bedin.

 

O seminário é uma realização da Famato em parceria com o TJ-MT, Senar-MT, Aprosoja-MT, Sindicato Rural e prefeitura municipal de Sorriso.

 

Confira a programação completa aqui: http://sistemafamato.org.br/portal/arquivos/11032014035118.pdf

 

A Famato é a entidade que representa 87 sindicatos rurais. Junto com o Imea e o Serviço Nacional de Aprendizagem Rural (Senar-MT), forma o Sistema Famato. Acompanhe nossas redes sociais: www.facebook.com/sistemafamato e @sistemafamato.



Fonte: Ascom Famato
 

VEJA TAMBÉM
STJ inspira-se na Famato e promove evento para discutir sobre o Agro
"Quem protege os produtores?"
No campo estão as áreas preservadas do país
STJ em busca da segurança jurídica
 
Eventos

nenhum evento com foto
 
Cenarium Rural
 
Galeria Multimídia
Videos
Fotos
Bom dia Senar MT - Sobre Funrural
A produção de etanol a partir do milho
MT tem potencial e visibilidade economica
 
 
       
 
   webmail   
 
e-Famato   
 
(65) 3928-4400
famato@famato.org.br
 
Rua Eng. Edgard Prado Arze, s/n
Centro Politico Administrativo
CEP 78.049.908 - Cuiabá-MT