Sistema Famato
SENAR
IMEA
       
Fale Conosco
 
VTN 2018
Vacinação Contra Febre Aftosa
TV Famato, informação sempre perto de você
   
 
 
01 de Fev de 2017

voltar
 
LOGÍSTICA
Famato presente em discussão sobre a Ferrogrão
Sindicato Rural de Sorriso
 

Nesta semana, a Federação da Agricultura e Pecuária de Mato Grosso (Famato) participou de uma reunião no Sindicato Rural de Sorriso para debater a Ferrogrão, um projeto de ligação da ferrovia entre Sinop-MT e Miritituba, no Pará, sendo considerado um importante trecho para o escoamento da produção agrícola das regiões médio e norte de Mato Grosso.

 

O encontrou reuniu representantes de entidades de classe com o objetivo de fomentarem com o Governo Federal a discussão de ampliação do trecho modal. O projeto original conta com o início da ferrovia em Sinop-MT e sua chegada nas Estações de Transbordo de Cargas (ETCs) de Miritituba-PA. No entanto, a demanda é que o ponto de início da ferrovia seja em Lucas do Rio Verde-MT.

 

Participaram da reunião o diretor de Relações Institucionais da Famato, José Luiz Fidelis, o vice-presidente da Associação dos Produtores de Soja e Milho de Mato Grosso (Aprosoja-MT), Elso Pozzobon e os prefeitos de Lucas do Rio Verde, Flori Luis Binott, e de Sorriso, Ari Genezio Lafin.

 

O Movimento Pró-Logística, representado pelo diretor executivo Edeon Vaz Ferreira, fez uma explanação do projeto denominado "Projeto Pirarara - Ferrograõ", com a participação do coordenador da Comissão de Logística da Aprosoja, Antônio Galvan.

 

“A região de Sorriso e de Lucas deveria ser contemplada com esses trilhos, pois somos a maior produtora de grãos de Mato Grosso e o maior município do Brasil em exploração da oleaginosa", destacou o presidente do Sindicato Rural de Sorriso, Luimar Luiz Gemi. "Há quesitos técnicos para a implantação de uma obra dessas que são complexos, porém, temos que ver a possibilidade de sermos contemplados e que sejam surtidos os efeitos desejados aos nossos produtores", acrescentou o dirigente.

 

"Nós queremos agregar ganho aos nossos produtores. A primeira coisa é nos engajarmos nessa questão de logística, que a nosso ver é fator primordial para nós produtores", afirmou o diretor tesoureiro do sindicato Tiago Stefanello.

 

Para o diretor de Relações Institucionais da Famato José Luiz Fidelis, atitudes como essa do Sindicato Rural de Sorriso mostram a responsabilidade dos representantes com os produtores locais. "Muito se fala dessa ferrovia margeando a BR-163 até Miritituba, porém não se sabia o porquê dessa região, que é tão significativa para a produção grãos em Mato Grosso, estar fora desse importante modal”, observou Fidelis.

 

Conforme o diretor, a inciativa de trazer o Movimento Pró-Logística para esta discussão demonstra a necessidade de abordar a possibilidade de trazer os trilhos até Lucas do Rio Verde, passando por Sorriso. “Neste caso, o Sindicato Rural de Sorriso tem papel importante para contribuir com a discussão e participação de toda a classe produtora, sociedade civil organizada e a força política”, acrescentou.

 

Esta foi a primeira reunião do grupo. Ao final, ficou definido que será formada uma comissão que contará com a participação dos prefeitos de Sorriso, Lucas do Rio Verde, vereadores, do suplente a Deputado Federal Xuxu Dal Molin, o Sindicato Rural de Sorriso e outros. O objetivo será discutir especificamente esse assunto para que as reivindicações cheguem até o Ministério dos Transportes, responsável pela obra da Ferrogrão.

 

A Famato, entidade de classe que representa 90 Sindicatos Rurais de Mato Grosso, desenvolve ações institucionais que garantem que a voz do produtor rural seja ouvida em diferentes instâncias. Lidera o Sistema Famato, composto pela Famato, Senar-MT, Sindicatos Rurais e o Imea. Quer saber mais sobre nossas ações? Acompanhe nossas redes sociais pelo www.facebook.com/sistemafamato e @sistemafamato (instagram e twitter) #OrgulhodeSerAgro #SistemaFamato #Famato.

 

 



Fonte: Ascom Famato
 

VEJA TAMBÉM
Startups mostram tecnologias inovadoras no Encontro Nacional de Plantio Direto na Palha
O AgriHub estará no 16º Encontro Nacional de Plantio Direto com dois painéis
AgriHub leva soluções tecnológicas aos produtores de Sorriso
Conexão AgriHub estará em Sorriso na quinta-feira (31)
 
Eventos

nenhum evento com foto
 
Cenarium Rural
 
Galeria Multimídia
Videos
Fotos
Bom dia Senar MT - Sobre Funrural
A produção de etanol a partir do milho
MT tem potencial e visibilidade economica
 
 
       
 
   webmail   
 
e-Famato   
 
(65) 3928-4400
famato@famato.org.br
 
Rua Eng. Edgard Prado Arze, s/n
Centro Politico Administrativo
CEP 78.049.908 - Cuiabá-MT