Sistema Famato
SENAR
IMEA
       
Fale Conosco
 
VTN 2018
CAR
TV Famato, informação sempre perto de você
   
 
 
28 de Abr de 2017

voltar
 
COMISSÃO NACIONAL
Famato participa da apresentação do Plano de Defesa Agropecuária
Ascom Famato
 

A Federação da Agricultura e Pecuária de Mato Grosso (Famato) participou na quinta-feira (27/04), na sede da FPA/IPA, em Brasília, durante a reunião da Comissão Nacional de Defesa Agropecuária, da apresentação do Plano de Defesa Agropecuária (PDA). O projeto de autoria do Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Mapa) tem o objetivo de firmar um novo Marco Regulatório da Defesa Agropecuária no Brasil. A apresentação foi feita pelo secretário de Defesa Agropecuária do Mapa Luís Eduardo Pacifici Rangel.

 

Segundo Rangel, é necessário fazer um redesenho institucional da Defesa Agropecuária. A estrutura interna do Mapa deve se adequar às exigências do mundo atual formando uma defesa moderna, executiva e voltada para os resultados da sanidade e fitossanidade.

   
O PDA visa promover e ampliar programas e ações de defesa agropecuária contribuindo para o desenvolvimento sustentável do agronegócio brasileiro, possibilitando as garantias para a preservação da vida e da saúde das pessoas e dos animais, além da segurança alimentar e o acesso a mercados.


Na avaliação do diretor da Famato Antônio Carlos Carvalho de Sousa a participação dos estados na construção desse Marco Regulatório possibilita a elaboração de um texto completo e que atenda as demandas do setor produtivo rural.  “A modernização e a desburocratização do Sistema de Defesa Agropecuária é necessária para o crescimento sustentável da agropecuária”, pontuou Sousa.


A Famato defende que o sucesso do agronegócio depende da existência de um Sistema de Defesa Agropecuária estruturado e efetivado de forma sistêmica, eficiente, com responsabilidade e comprometimento com o setor agropecuário brasileiro.  “Com o desafio de incrementar e atualizar a legislação vigente, o PDA deve ser discutido e compartilhado com os agentes envolvidos nas cadeias produtivas do país”, destacou Sousa.

 

Marco Regulatório – O marco visa agilizar e reduzir a burocracia na tomada de decisões regulatórias simplificando processos e procedimentos. Em 2015 foi elaborado um Manual de Boas Práticas Regulatórias da DAS, publicado em setembro. O novo marco vai atualizar a legislação vigente diante do presente estágio de desenvolvimento da produção agropecuária. Também irá padronizar as diretrizes que orientam a defesa agropecuária do país entre as normas das diversas esferas federativas. Simplificará as normas e procedimentos criando as condições para um “Código de Defesa Agropecuária” e definirá diretrizes para revisão dos principais marcos regulatórios nacionais para envio ao Congresso Nacional o anteprojeto de Lei do Executivo criando a Política Nacional de Defesa Agropecuária.

 

A Famato, entidade de classe que representa 90 Sindicatos Rurais de Mato Grosso, desenvolve ações institucionais que garantem que a voz do produtor rural seja ouvida em diferentes instâncias. Lidera o Sistema Famato, composto pela Famato, Senar-MT, Sindicatos Rurais e o Imea. Quer saber mais sobre nossas ações? Acompanhe nossas redes sociais pelo www.facebook.com/sistemafamato e @sistemafamato (instagram e twitter) #OrgulhodeSerAgro #SistemaFamato #Famato.
 



Fonte: Ascom Famato
 

VEJA TAMBÉM
Inscrições para produtor rural no CAEPF e no eSocial estão abertas
Campo Verde tem jovens produtores destacando-se na gestão da propriedade rural
Fórum Agro MT apresenta impactos com a nova proposta do Fethab
Fórum Agro MT reúne-se para avaliar proposta do novo Fethab
 
Eventos

nenhum evento com foto
 
Cenarium Rural
 
Galeria Multimídia
Videos
Fotos
Bom dia Senar MT - Sobre Funrural
A produção de etanol a partir do milho
MT tem potencial e visibilidade economica
 
 
       
 
   webmail   
 
e-Famato   
 
(65) 3928-4400
famato@famato.org.br
 
Rua Eng. Edgard Prado Arze, s/n
Centro Politico Administrativo
CEP 78.049.908 - Cuiabá-MT