Sistema Famato
SENAR
IMEA
       
Fale Conosco
 
2ª via contribuição sindical 2017.
Fique informado com o Famato em Campo
Relatório de Gestão 2010-2016
   
 
 
04 de Mai de 2017

voltar
 
TURMA 2017
Encontro dos Futuros Produtores do Brasil 2017 começa em Cuiabá
Ascom Famato
 

Iniciou hoje (04/05), em Cuiabá, a 5ª turma do projeto “Futuros Produtores do Brasil” realizado pela Federação da Agricultura e Pecuária de Mato Grosso (Famato) e Serviço Nacional de Aprendizagem Rural (Senar-MT). O programa tem o objetivo de despertar nos jovens o interesse pelo trabalho com a atividade agropecuária, desenvolver novas lideranças para o agronegócio mato-grossense e mostrar a importância do processo sucessório para incentivar os participantes a se dedicarem ao meio rural.

 

Voltado para jovens, filhos de produtores rurais, com espírito de liderança e com idade entre 18 e 24 anos, o programa vai proporcionar aos Futuros Produtores a oportunidade de participar de palestras, visitas técnicas e discussões de grande relevância para o setor agropecuário, que transformou Mato Grosso no celeiro do Brasil.

 

O conteúdo programático da turma de 2017 será dividido em quatro encontros, sendo o primeiro de 4 a 6 de maio, o segundo de 8 a 10 de junho, o terceiro de 17 a 19 de agosto e o 4º e último será no estado de São Paulo, entre os dias 25 e 30 de setembro. Ao final dos quatro encontros presenciais, os jovens deverão apresentar um projeto “Agro Sociais” voltado para a agropecuária de Mato Grosso.

 

As boas vindas aos jovens participantes ficaram por conta do diretor de Relações Institucionais da Famato José Luiz Fidelis que reforçou a importância das ferramentas de conhecimento oferecidas pelo Sistema Famato como oportunidade para a formação de novos líderes e sucessores. “Os ensinamentos repassados para os Futuros Produtores do Brasil nesse primeiro contato são essenciais para que eles conheçam a estrutura do Sistema, que é composto pela Famato, Senar, Imea e Sindicato Rurais e a importância da representatividade da instituição para o crescimento do setor produtivo rural. Desejo que eles aproveitem e valorizem a oportunidade que estão tendo de aprimorar o conhecimento”, disse Fidelis.

 

Fidelis reforçou que o programa é uma oportunidade inovadora que permite o desenvolvimento pessoal e profissional de todos os integrantes do grupo, que serão futuros líderes e possíveis sucessores dos seus pais.

 

A gestora do Núcleo Sindical da Famato Diana Maia apresentou as diretrizes do programa, sua história, objetivos e desafios. 

 

A primeira palestra do dia foi com o gestor técnico do Imea Ângelo Ozelame sobre os diagnósticos realizados, mercados pesquisados, agenda positiva do agronegócio, ranking brasileiro de produção agropecuária, Produto Interno Bruto (PIB), Índice de Desenvolvimento Humano (IDH) de Mato Grosso e outros.

 

Em seguida, a gestora do Núcleo Jurídico da Famato Elizete Ramos falou sobre o Sindicalismo no Brasil, a missão da Confederação Nacional da Agricultura e Pecuária do Brasil (CNA) enquanto líder sindical, Sistema Sindical em Mato Grosso, as principais ações da Famato em prol do setor produtivo rural e a sucessão familiar.

 

Para o estudante de agronomia Victor Bozeti Lourenço, a primeira impressão do programa foi muito positiva. “As palestras foram bastante interessantes e motivadoras, além da excelente estrutura e a calorosa recepção dos participantes. Espero aprender mais sobre as atividades rurais praticadas dentro e fora da porteira e sobre o que está de fato sendo feito de novidade no mercado”, contou Lourenço.

 

O PAT, uma importante ferramenta utilizada na turma passada, foi aplicada na turma de 2017 com o intuito de fazer uma leitura do perfil de cada participante. Os jovens fizeram a avaliação e devem receber o resultado no próximo encontro, em junho deste ano. O instrumento de trabalho vai identificar o perfil comportamental, avaliar o potencial de desenvolvimento e orientará o desenvolvimento técnico e pessoal que promove a maturidade na carreira profissional de cada indivíduo.

 

Ainda hoje (04), no período da tarde, os jovens farão a oficina “Jovens Empreendedores do Agronegócio”. As abordagens da oficina pretendem fomentar e difundir a cultura empreendedora, a formação de jovens empreendedores que buscam um ambiente socioeconômico inclusivo e sustentável para o país, em especial para Mato Grosso.

 

No segundo dia do encontro, sexta-feira (05), os participantes vão começar a debater os possíveis temas para a o projeto “Agro Sociais”, de conclusão do programa. E, no final da tarde, seguem para o município de Campo Verde, onde visitarão no sábado (06) pela manhã a Agro-Sol Sementes.

 

A Famato, entidade de classe que representa 90 Sindicatos Rurais de Mato Grosso, desenvolve ações institucionais que garantem que a voz do produtor rural seja ouvida em diferentes instâncias. Lidera o Sistema Famato, composto pela Famato, Senar-MT, Sindicatos Rurais e o Imea. Quer saber mais sobre nossas ações? Acompanhe nossas redes sociais pelo www.facebook.com/sistemafamato e @sistemafamato (instagram e twitter) #OrgulhodeSerAgro #SistemaFamato #Famato.

 

 

 

 

 



Fonte: Ascom Famato
 

VEJA TAMBÉM
Colaboradores e dirigentes de Sindicatos Rurais de MT recebem capacitação em Cuiabá
Sema atende pedido da Famato e suspende APF por 15 dias
AgriHub promove em Sorriso 1º Hackathon do Agronegócio de Mato Grosso
Produtores terão até dia 12 de junho para atualizar estoques dos rebanhos
 
Eventos
18ª Expocas
33ª EXPONOP
27ª Expovale
15ª Expotapurah
5ª Expomar
 
Cenarium Rural
 
Galeria Multimídia
Videos
Fotos
PAP 2017/2018 - Resumo do Dia
Proposta PAP - TV Record
Posse Famato - Cobertura TV Record
 
 
       
   FWS   
 
   webmail   
 
e-Famato   
 
(65) 3928-4400
famato@famato.org.br
 
Rua B, Esq. RUA 2
Centro Politico Administrativo
CEP 78.049.908 - Cuiabá-MT