Sistema Famato
SENAR
IMEA
       
Fale Conosco
 
Atenção aos Prazos do CAR
Prorrogado Prazo do Regularize
LUTO OFICIAL
   
 
 
09 de Mai de 2017

voltar
 
REFORMA TRABALHISTA
Produtores devem pagar a Contribuição Sindical Rural referente ao ano 2017
Ascom Famato
 

O fim da Contribuição Sindical obrigatória é um dos pontos do Projeto de Lei (PL) 6.787/2016, conhecido como Reforma Trabalhista, que mais gera dúvidas entre os trabalhadores e contribuintes. Aprovado na madrugada do dia 27 de abril pela Câmara dos deputados, o texto já está no Senado Federal, onde passará pelas Comissões de Assuntos Econômicos, de Assuntos Sociais e de Constituição, Justiça e Cidadania. Ao passar por essas três comissões, os senadores vão discutir o projeto de forma mais ampla, sugerindo alterações e até mesmo exclusão ou inclusão de pontos que julgarem necessários.       

 

A Federação da Agricultura e Pecuária de Mato Grosso (Famato) esclarece que, como a contribuição sindical patronal é exigível a partir do dia 31 de janeiro de cada ano, conforme art. 587 da CLT, a contribuição de 2017 enviada aos produtores com vencimento para 22/05/2017, assim como a contribuição dos exercícios anteriores continuarão sendo devidas até que sejam quitadas.

 

A falta do recolhimento da Contribuição Sindical Rural até a data do vencimento, 22 de maio, ocasionará a cobrança de juros, multa e atualização monetária de acordo com a Lei 8.022/90. O produtor que deixar de fazer o pagamento poderá ser acionado judicialmente. O não pagamento também deixa o produtor rural impossibilitado de obter registro ou licença para funcionamento, além de ficar impedido de participar de processos licitatórios.

 

Vale salientar que a extinção da contribuição sindical obrigatória ainda não está definida. E mesmo que o projeto seja aprovado sem alterações e sancionado pela presidência, a lei não possui efeito algum sobre a contribuição sindical referente ao ano de 2017 e anteriores.

 

A Contribuição Sindical é a principal fonte de custeio de entidades sindicais e tem suas porcentagens dividas entre o Sindicato (60%), Ministério do Trabalho e Emprego (20%), Federação (15%) e Confederação (5%). É com o valor da contribuição que a Famato e os sindicatos rurais desenvolvem ações em prol do produtor rural.

 

Para imprimir a 2ª via da guia para pagamento, acesse:http://http://www.cnabrasil.org.br/contribuicao-sindical/2a-via-contribuicao-sindical



Fonte: Ascom Famato
 

VEJA TAMBÉM
Poconé e Cáceres recebem o 2º Ciclo de Palestras Bioma Pantanal
Poconé, Cáceres, Cuiabá e Rondonópolis recebem 2º Ciclo de Palestras Bioma Pantanal
Conexão AgriHub leva seis startups para a Parecis SuperAgro
Sistema Famato é parceiro da InterCorte 2018 etapa Cuiabá
 
Eventos
Acrimat em Ação - Rota 4
28ª Expovale
Circuito Aprosoja - Região Oeste
Circuito Aprosoja
Acrimat em Ação - Rota 5
Circuito Aprosoja - Região Leste
Seminário A Multidisciplinaridade do Agronegócio
18ª Exporio e 30ª Festa do Peão
Norte Agroshow e 34ª Exponop
Circuito Aprosoja - Região Norte
 
Cenarium Rural
 
Galeria Multimídia
Videos
Fotos
Bom dia Senar MT - Sobre Funrural
A produção de etanol a partir do milho
MT tem potencial e visibilidade economica
 
 
       
   FWS   
 
   webmail   
 
e-Famato   
 
(65) 3928-4400
famato@famato.org.br
 
Rua Eng. Edgard Prado Arze, s/n
Centro Politico Administrativo
CEP 78.049.908 - Cuiabá-MT