Sistema Famato
SENAR
IMEA
       
Fale Conosco
 
Produtores rurais já podem emitir o CCIR 2017
Retrospectiva 2017
Prorrogado prazo da Dívida Ativa da União
   
 
 
24 de Out de 2017

voltar
 
CENSO
Famato orienta produtores para responderem o Censo Agropecuário 2017
Google Imagens
 

O Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) começou dia 1º de outubro de 2017 as operações do 10º Censo Agropecuário. A Federação da Agricultura e Pecuária de Mato Grosso (Famato) apoia a iniciativa e orienta os produtores e sindicatos rurais do estado a colaborarem com as informações que irão auxiliar o instituto a traçar o perfil do agro brasileiro.
 
Para resguardar a confiabilidade das informações, que serão usadas exclusivamente para fins estatísticos, os produtores que responderem à pesquisa estarão amparados pela Lei nº 5.534, de 14/11/1968 (ver artigo 1 e parágrafo único abaixo), que dispõe sobre o sigilo das informações.
 
Art 1º. Toda pessoa natural ou jurídica de direito público ou de direito privado que esteja sob a jurisdição da lei brasileira é obrigada a prestar as informações solicitadas pela Fundação IBGE para a execução do Plano Nacional de Estatística (Decreto-lei número 161, de 13 de fevereiro de 1967, artigo 2º, §2º).
 
Parágrafo único. As informações prestadas terão caráter sigiloso, serão usadas exclusivamente para fins estatísticos, e não poderão ser objeto de certidão, nem, em hipótese alguma, servirão de prova em processo administrativo, fiscal ou judicial, excetuado apenas, no que resultar de infração a dispositivos desta lei.
 
Art 2º. Constitui infração à presente Lei:
 
a) a não prestação de informações nos prazos fixados;
 
b) a prestação de informações falsas.
 
Fonte: https://ww2.ibge.gov.br/home/disseminacao/eventos/missao/leiobrigatoriedade.shtm
 
Os profissionais do IBGE irão visitar 5 milhões de estabelecimentos agropecuários em todo o país até fevereiro de 2018 para levantar informações sobre: área, produção, trabalhadores, emprego de irrigação, uso de defensivos, entre outros assuntos.
 
Para ajudar o trabalho do IBGE, a Famato recomenda os proprietários das fazendas a responderem o questionário, pois há muitas perguntas específicas e nem todas caberão ao encarregado da fazenda responder.
 
O Censo é importante para o setor produtivo rural, pois funciona como um “raio-x” da atividade agropecuária brasileira e auxilia na tomada de decisão de políticas públicas nacionais e internacionais de apoio e fomento ao setor.
 
 
 



Fonte: SISTEMA FAMATO
 

VEJA TAMBÉM
Mais de 56% dos estabelecimentos agropecuários de Mato Grosso já foram recenseados
Famato apoia Censo Agropecuário 2017 do IBGE
Setor produtivo apresenta solicitações para desburocratizar a Sema
 
Eventos

nenhum evento com foto
 
Cenarium Rural
 
Galeria Multimídia
Videos
Fotos
A produção de etanol a partir do milho
MT tem potencial e visibilidade economica
TV Band - Imea divulga estudo
 
 
       
   FWS   
 
   webmail   
 
e-Famato   
 
(65) 3928-4400
famato@famato.org.br
 
Rua Eng. Edgard Prado Arze, s/n
Centro Politico Administrativo
CEP 78.049.908 - Cuiabá-MT