Sistema Famato
SENAR
IMEA
       
Fale Conosco
 
Projeto Rentabilidade no meio Rural em MT
Fique informado com o Famato em Campo
Conexão Agruhub - Editais para Startups e Empresas
   
 
 
27 de Out de 2017

voltar
 
ANIVERSÁRIO
AgriHub comemora 1 ano com novo site
Ascom Famato
 

Já está no ar o novo site oficial do AgriHub (http://agrihub.org.br), espaço de interação virtual entre produtores rurais, empresas e startups de todo o país, criado para estimular a busca por informações, expor projetos e problemas do campo, além de trazer orientações sobre tecnologias voltadas para o agronegócio. O lançamento faz parte das comemorações do aniversário de um ano que a rede de inovação AgriHub completa hoje (27 de outubro). O projeto é uma iniciativa da Federação da Agricultura e Pecuária de Mato Grosso (Famato), do Serviço Nacional de Aprendizagem Rural (Senar-MT) e do Instituto Mato-grossense de Economia Agropecuária (Imea), mas está sendo construído por várias mãos junto com produtores engajados, comunidade empreendedora, outros ecossistemas de Agtech do país, empresas e investidores.

O portal é uma plataforma completa para quem busca informações sobre inovação no agro. Com um design moderno e interativo, o site vai oferecer abas de projetos, notícias, novidades e eventos. “A proposta do site é possibilitar uma maior interação entre produtores rurais, empreendedores e startups especializadas em tecnologias desenvolvidas para o agronegócio, identificando suas necessidades e as respectivas soluções. Essa nova ferramenta vai fortalecer e impulsionar os negócios digitais, além de expandir nossa interface com essas empresas e startups”, disse o superintendente do Imea Daniel Latorraca.

A partir desse novo canal de comunicação, o AgriHub vai apoiar novos projetos e alavancar aqueles já existentes. “Além de um canal de comunicação, teremos um ambiente de conexões e troca de experiências e conhecimento”, assegurou Latorraca.

AgriHub - O projeto que surgiu da necessidade de conectar produtores rurais às tecnologias desenvolvidas para o agronegócio já realizou neste ano várias ações que reuniram produtores, startups, mentores, pesquisadores e investidores. Todos em busca de soluções customizadas para os problemas do agro de Mato Grosso.

O primeiro desafio importante foi mapear os principais problemas do setor, até para orientar as ações estratégicas do projeto. Para isso, o projeto visitou regiões polo e conversou com os produtores. Desta rodada surgiu um grupo de produtores com perfil visionário e aptidão para tecnologia que constituiu a Rede de Fazendas Alfa. Estes produtores podem atuar como consultores, mentores, investidores ou validadores ao disponibilizarem suas áreas para realização de testes das soluções tecnológicas existentes no mercado.

O grande propósito do AgriHub é construir uma ponte sólida entre a tecnologia e o campo. Esta ligação está acontecendo por meio dos eventos e programas. Entre eles estão o Conexão AgriHub realizado em Sorriso, Campo Verde, Água Boa e Campo Novo do Parecis e o Dev.Agri que aconteceu em Sorriso, Cuiabá e Barra do Bugres. Além de todas as ações que a equipe participa no ecossistema de inovação de Mato Grosso, ainda estão previstos outros como o Programa de Negócios e o Summit AgriHub.

“Acreditamos que com este projeto os produtores estão tendo oportunidade de ter acesso a tecnologias e novos conhecimentos que contribuirão substancialmente para os trabalhos no campo e, consequentemente, para minimizar custos e aumentar a renda”, afirma o superintendente do Senar-MT, Otávio Celidonio.

 

Novas proporções- A novidade é que o Conexão AgriHub estará dentro da 6ª edição do projeto Soja Brasil – edição Mato Grosso, considerada uma das maiores expedições pelas lavouras de soja do país. O Conexão passará por 18 municípios do estado entre os dias 20/11 a 2/12. O tema deste ano será "O futuro já chegou! O que a tecnologia tem para oferecer à agricultura". 

Na primeira etapa, o Conexão AgriHub passará pelos municípios de Campos de Júlio, Sapezal, Campo Novo do Parecis, Tangará da Serra, Diamantino, Sinop, Sorriso, Ipiranga do Norte, Tapurah e Nova Mutum. A segunda etapa será em janeiro de 2018.

AÇÕES:

Conexão AgriHub - São encontros que conectam os problemas do agro com as soluções desenvolvidas por startups e empresas de Agtech. Nesses encontros os produtores rurais, preferencialmente da Rede de Fazendas Alfa, conhecem soluções tecnológicas validadas pela equipe AgriHub e podem realizar testes reais em suas propriedades para auxiliar na adaptação das soluções para a realidade de Mato Grosso. Nove soluções foram apresentadas para problemas como manejo das lavouras, uso racional de defensivos, ferramentas para gestão das propriedades, planejamento de custos e receitas, previsão do tempo, entre outros.

Dev. Agri - É um Hackathon (maratona que reúne grupos de desenvolvedores, programadores e especialistas em negócios) com DNA do agronegócio feito para gerar soluções para problemas reais das propriedades rurais. A maratona é realizada pela comunidade empreendedora e desenvolvedora em parceria com o AgriHub.

Missões Técnicas - A primeira missão técnica foi para os Estados Unidos, no Vale do Silício (Califórnia), berço da inovação tecnológica. Mais do que conhecer algumas ferramentas tecnológicas, os participantes também queriam conhecer o ambiente que estimula o surgimento de novas ideias. E a segunda foi para Israel, pois no país crescem pesquisas em desenvolvimento e inovação tornando-o referência mundial em tecnologia, com destaque para ciber segurança e agricultura.

 



Fonte: Ascom Famato
 

VEJA TAMBÉM
Imea divulga mais um resultado do projeto Rentabilidade no Meio Rural
Conexão AgriHub está na programação da expedição Soja Brasil
Resultados econômicos dos sistemas de produção de Mato Grosso serão apresentados dia 24
AgriHub discute aproximação entre produtores rurais e empreendedores
 
Eventos

nenhum evento com foto
 
Cenarium Rural
 
Galeria Multimídia
Videos
Fotos
A produção de etanol a partir do milho
MT tem potencial e visibilidade economica
TV Band - Imea divulga estudo
 
 
       
   FWS   
 
   webmail   
 
e-Famato   
 
(65) 3928-4400
famato@famato.org.br
 
Rua Eng. Edgard Prado Arze, s/n
Centro Politico Administrativo
CEP 78.049.908 - Cuiabá-MT