Sistema Famato
SENAR
IMEA
       
Fale Conosco
 
Prorrogado Prazo do Regularize
Estudo inédito sobre dívida do Funrural
TV Famato, informação sempre perto de você
   
 
 
10 de Nov de 2017

voltar
 
FEIJÃO E PULSES
Conselho Brasileiro do Feijão terá participação da Famato
CNA
 

A Federação da Agricultura e Pecuária de Mato Grosso (Famato) vai compor o Conselho Brasileiro do Feijão e Pulses (CBFP), criado no dia 19 de outubro de 2017, em Brasília-DF, com o objetivo de defender os interesses exclusivos do feijão e pulses (sementes secas) nas pautas que envolvam toda a cadeia produtiva. O presidente do Sistema Famato, Normando Corral, será Conselheiro Fiscal.

“Enxergamos no Conselho uma grande oportunidade para Mato Grosso despontar no mercado e atender a demanda mundial por esses alimentos. A Famato vai participar ativamente das discussões e propor ações que fortaleçam a produção da cultura no estado. O Imea já estuda a possibilidade de incluir nos relatórios de mercado a cultura do feijão, assim como já acontece com a soja, milho, algodão, pecuária de corte e de leite”, informou Corral. 

Voltado para as relações governamentais e institucionais, o Conselho vai reunir representantes das principais entidades do setor produtivo relacionadas com a cultura como: produtores, cerealistas, sementeiros, empacotadores, pesquisadores e exportadores.

Com participação em Fóruns permanentes do Agronegócio, Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Mapa), Câmaras Setoriais, Comissões Nacionais e debates no Congresso Nacional, o CBFP visa desenvolver trabalhos pautados na produção e comercialização sustentável e crescente.

No Conselho está em discussão o registro de defensivos, padrões de classificação de grãos, abertura de mercados para exportação e programas de incentivo ao consumo.

São parceiros do CBFP a Associação das Empresas Cerealistas do Brasil (Acebra), Instituto Brasileiro do Feijão e Pulses (Ibrafe), Sindicato Rural de Sorriso, Associação dos Produtores de Soja e Milho de Mato Grosso (Aprosoja-MT), Aprosoja Brasil, Agroindústrias exportadoras de feijão e a Confederação Nacional da Agricultura e Pecuária do Brasil (CNA).   

Ranking – De acordo com dados do Mapa, o feijão ocupa a 9ª posição no ranking das principais culturas da cadeia produtiva brasileira. 

No Brasil 70% da população consome feijão diariamente, atingindo mais de 17 quilos de consumo por habitante no ano. Com três safras anuais, o país é considerado o maior provedor do grão no mundo, atingindo anualmente cerca de 3,3 milhões de toneladas.


 

 



Fonte: Ascom Famato
 

VEJA TAMBÉM
Mato Grosso mais perto do fim da vacinação da Febre Aftosa
AgriHub participa da 5º edição do AgTech Day em Piracicaba-SP
Colaboradores dos Sindicatos Rurais de MT estão em Cuiabá participando de treinamento
Sistema Famato percorre municípios com painel de custo de produção
 
Eventos

nenhum evento com foto
 
Cenarium Rural
 
Galeria Multimídia
Videos
Fotos
Bom dia Senar MT - Sobre Funrural
A produção de etanol a partir do milho
MT tem potencial e visibilidade economica
 
 
       
   FWS   
 
   webmail   
 
e-Famato   
 
(65) 3928-4400
famato@famato.org.br
 
Rua Eng. Edgard Prado Arze, s/n
Centro Politico Administrativo
CEP 78.049.908 - Cuiabá-MT