Sistema Famato
SENAR
IMEA
       
Fale Conosco
 
Atenção aos Prazos do CAR
Prorrogado Prazo do Regularize
LUTO OFICIAL
   
 
 
12 de Jan de 2018

voltar
 
REGIÃO SUDESTE
Aplicativo é criado para acompanhar qualidade das sementes da Fazenda Cristalina
Ascom Famato
 

A Fazenda Cristalina, localizada na cidade de Campo Verde, região sudeste de Mato Grosso, foi uma das sete finalistas da 3ª Edição do Prêmio Sistema Famato em Campo – 2017, que trouxe o tema “Inovação”. A propriedade inovou com a criação do aplicativo para celular “App Agro-Sol” que permite os clientes fazerem a rastreabilidade e o controle da qualidade da semente de soja adquirida.

 

Esta é a primeira matéria de uma série especial que será divulgada semanalmente pela Federação da Agricultura e Pecuária de Mato Grosso (Famato), a partir deste mês, com o objetivo de apresentar um pouco mais sobre cada uma das propriedades que participaram da premiação.

 

Segundo o gerente de sementes Pedro Tales Tomazelli, a tecnologia tem o objetivo de melhorar os resultados no campo. “O aplicativo foi pensando com o intuito de levar aos nossos clientes o máximo de transparência, segurança e confiabilidade. Essa ferramenta inovadora auxilia o produtor rural na hora de tomar as melhores decisões”, disse.

 

O aplicativo App Agro-Sol disponibiliza diversas informações sobre os lotes de sementes, desde dados sobre o plantio, testes realizados e informações sobre o carregamento. Por meio dele, é possível verificar a qualidade do produto adquirido tanto no momento exato do carregamento quanto posteriormente. A cada 15 dias é feito um controle de qualidade em que são refeitos os testes e os dados são atualizados na plataforma digital.

 

Ao mesmo tempo em que mune os clientes com dados que auxiliam na tomada de decisões, essa mesma plataforma também dá origem a um aplicativo de uso interno, que facilita o trabalho logístico na propriedade.

 

Diretor de Operações e um dos sócios da fazenda, Gladir Tomazelli também investe em lavouras de soja, milho, Unidade de Beneficiamento de Sementes (USB) e confinamento. Em 100% da área é utilizada a agricultura de precisão.

 

A propriedade também possui campos experimentais, laboratório para análise de sementes, estrutura industrial para tratamento de sementes, armazenamento em ambiente resfriado e outras tecnologias que permitem a melhor qualidade das sementes. Com uma área de 1.365 hectares, a Agro-Sol planta anualmente cerca de 5.500 hectares.

 

As partes administrativa e de recursos humanos da fazenda são geridas por softwares de alta tecnologia. A propriedade também conta com a ajuda de 32 colaboradores e na USB são 62 colaboradores. “Com o apoio desses colaboradores, chegamos aos resultados esperados. Por isso, prezamos pela qualidade de vida de cada um deles”, informou Pedro Tomazelli.

 

Ainda segundo Pedro, na propriedade os colaboradores fazem gratuitamente todas as refeições, café da manhã, almoço e janta. Também há moradia para os que residem na fazenda e transporte para os que moram na cidade. 

 

Os colaboradores participam de cursos de capacitação, como por exemplo, o Programa de Capacitação e uso constante de EPI, cursos do Serviço Nacional de Aprendizagem Rural (Senar-MT) e outros. Como incentivo, os líderes de equipes participam de programas de premiação. Na fazenda os funcionários também desfrutam de lazer. Saúde é uma das prioridades, 50% do valor do Plano de Saúde é pago pela fazenda e 50% pelo colaborador.

 

Além da inovação, a Fazenda Cristalina desenvolve importantes ações que a levou a ser reconhecida como a propriedade campeã da região sudeste de Mato Grosso como, por exemplo, o reaproveitamento de resíduos de soja no confinamento, conscientização de coleta seletiva de lixo, coleta periódica de resíduos contamináveis e não laváveis e destinação para a centrais de recebimento certificadas. Outro diferencial é a comercialização de cultivares de soja para todo o estado, a utilização do sistema de cooperativismo para realizar as compras de insumos, além das parcerias com outros produtores para a produção de sementes de soja.

 

 

Pedro Tomazelli disse que a oportunidade de participar da 3ª edição do prêmio e estar entre as sete finalistas já faz da Fazenda Cristalina uma vencedora. “Fomos reconhecidos como campeã da Região Sudeste e isso nos enche de orgulho. Agradecemos ao Sistema Famato pela oportunidade de compartilhar com outros produtores as tecnologias que são aplicadas na nossa propriedade”.

 

Para Gladir Tomazelli, que também é presidente do Sindicato Rural de Campo Verde, o Prêmio Sistema Famato em Campo valoriza o produtor rural que adota iniciativas criativas visando a rentabilidade da propriedade rural e o desenvolvimento sustentável do estado. Na sua visão, o campo está cada vez mais interligado com a tecnologia.

 

“O Sistema Famato mostra que realmente pensa no produtor rural. Foi muito importante para nós sermos reconhecidos em todo o estado como uma propriedade inovadora. Agradeço ao Sistema Famato por incentivar e valorizar aqueles que estão sempre em busca de soluções tecnológicas para o campo”, afirmou Gladir Tomazelli.

 

Sobre o prêmio – O Prêmio Sistema Famato em Campo é uma iniciativa da Famato juntamente com o Senar-MT e o Imea. Surgiu em 2015 com o objetivo de identificar práticas diferenciadas na pecuária de Mato Grosso.

 

Na segunda edição, em 2016, buscou fazendas que desenvolvessem sistemas com integração de culturas diversificadas, incluindo produção agrícola, pecuária e floresta.

 

Em 2017, o foco foi identificar propriedades rurais que apostassem em inovação criativa, além de reconhecer o esforço dos produtores rurais empreendedores que investem no conhecimento de novas tecnologias para atender mercados crescentes de qualidade e inovação na produção.

 

As sete propriedades receberam o troféu Sistema Famato em Campo. Entre elas também estão as que foram reconhecidas como referências em suas respectivas regiões em Mato Grosso. E duas fazendas foram escolhidas para participar de uma Missão Técnica no exterior em 2018.

 

 



Fonte: Ascom Famato
 

VEJA TAMBÉM
Modelo de gestão da fazenda Perdizes é considerado destaque em inovação
Professor do Texas mostra a importância das pesquisas para a tomada de decisão do produtor
Propriedades finalistas da 3ª edição do Prêmio Sistema Famato em Campo são selecionadas
Propriedades finalistas da 3ª edição do Prêmio Sistema Famato em Campo são selecionadas
 
Eventos
Acrimat em Ação - Rota 5
28ª Expovale
Circuito Aprosoja - Região Leste
18ª Exporio e 30ª Festa do Peão
Norte Agroshow e 34ª Exponop
Acrimat em Ação - Rota 4
Circuito Aprosoja
Seminário A Multidisciplinaridade do Agronegócio
Circuito Aprosoja - Região Oeste
Circuito Aprosoja - Região Norte
 
Cenarium Rural
 
Galeria Multimídia
Videos
Fotos
Bom dia Senar MT - Sobre Funrural
A produção de etanol a partir do milho
MT tem potencial e visibilidade economica
 
 
       
   FWS   
 
   webmail   
 
e-Famato   
 
(65) 3928-4400
famato@famato.org.br
 
Rua Eng. Edgard Prado Arze, s/n
Centro Politico Administrativo
CEP 78.049.908 - Cuiabá-MT