Sistema Famato
SENAR
IMEA
       
Fale Conosco
 
Prorrogado Prazo do Regularize
Estudo inédito sobre dívida do Funrural
TV Famato, informação sempre perto de você
   
 
 
25 de Jan de 2018

voltar
 
FUNRURAL
Receita Federal e PGFN disponibilizam os procedimentos para adesão ao PRR dos débitos do Funrural
Ascom Famato
 

A Receita Federal publicou esta semana, no Diário Oficial da União, a Instrução Normativa 1784/2018 que regulamenta o Programa de Regularização Tributária Rural (PRR), instituído para regularizar os débitos devidos à Seguridade Social pelo produtor rural ou adquirente, mais conhecido como Funrural.

Além disso, a Procuradoria da Fazenda Nacional (PGFN) já havia publicado os procedimentos para débitos inscritos no órgão pela Portaria PGFN 29/2018. As instruções estabelecem regras na Receita e na Procuradoria para os interessados em aderir ao programa até o dia 28 de fevereiro de 2018.

A Federação da Agricultura e Pecuária de Mato Grosso (Famato) explica que os produtores rurais que tiverem débitos e quiserem aderir ao Funrural deverão manifestar o interesse na Receita do seu domicílio tributário ou na Procuradoria.

Se os débitos estiverem em discussão judicial ou administrativa, o contribuinte deverá renunciar as ações judiciais ou desistir de impugnações e recursos até a data da adesão ao PRR, ou seja, 28/02/2018. Além disso, será necessário apresentar a 2ª via da petição protocolada ou de certidão da Secretaria Judicial que confirme a situação das referidas ações como forma de comprovar o pedido de desistência ou renúncia até o dia 30 de março deste ano.

Segundo as orientações publicadas pelos órgãos competentes, poderão ser incluídos no programa os débitos vencidos até o dia 30 de agosto do ano passado. As duas primeiras parcelas deverão cobrir um mínimo de 2,5% do total da dívida sem reduções e o restante poderá ser parcelado em até 176 meses.

Com relação ao remanescente que será parcelado, no momento da adesão ao programa, o devedor precisará fazer a opção pelo Termo de Requerimento conforme a situação do seu débito em que constam percentuais variáveis de 0,15% a 0,8% da média mensal da receita bruta no ano civil anterior, desde que os pagamentos mensais não sejam inferiores a R$ 100,00 para pessoa física e R$ 1.000,00 para o adquirente/cooperativa pessoa jurídica.
 
Para mais informações sobre os procedimentos de adesão acesse os links abaixo:

Instrução Normativa RFB nº 1784, de 19 de janeiro de 2018: http://www.sistemafamato.org.br/portal/arquivos/25012018031550.pdf

Portaria nº 29, de 12 de janeiro de 2018:  http://www.sistemafamato.org.br/portal/arquivos/25012018031745.2018 PGFN.pdf

Quem tiver dúvidas sobre o Funrural acesse o informativo técnico da Famato aqui: http://sistemafamato.org.br/portal/famato/informativo_completo.php?id=342

 

 



Fonte: Ascom Famato
 

VEJA TAMBÉM
Famato participa da posse da nova diretoria da Empaer
Sistema Famato recebe representantes do Observatório Gaúcho da Carne
Governo publica lei que reduz ICMS para 5% nas saídas interestaduais de feijão
Imea comemora 20 anos com lançamento da plataforma Imea Digital
 
Eventos

nenhum evento com foto
 
Cenarium Rural
 
Galeria Multimídia
Videos
Fotos
Bom dia Senar MT - Sobre Funrural
A produção de etanol a partir do milho
MT tem potencial e visibilidade economica
 
 
       
   FWS   
 
   webmail   
 
e-Famato   
 
(65) 3928-4400
famato@famato.org.br
 
Rua Eng. Edgard Prado Arze, s/n
Centro Politico Administrativo
CEP 78.049.908 - Cuiabá-MT