Sistema Famato
SENAR
IMEA
       
Fale Conosco
 
Prorrogado Prazo do Regularize
Estudo inédito sobre dívida do Funrural
TV Famato, informação sempre perto de você
   
 
 
13 de Abr de 2018

voltar
 
LANÇAMENTO
Sistema Famato lança Cartilha do Produtor sobre brucelose
Cartilha
 

O Sistema Famato lançou na manhã de quinta-feira (12/04), na Intercorte 2018 etapa Cuiabá, a Cartilha do Produtor - Brucelose. Serão distribuídos 13 mil exemplares, com um layout moderno e ilustrações didáticas em 56 páginas. A cartilha traz para o produtor rural informações de prevenção e combate à brucelose - doença contagiosa nos bovinos que também causa danos graves à saúde humana. 

 

A cartilha aborda os mecanismos de ação da brucelose, a prevalência da doença no estado de Mato Grosso, combate à brucelose na propriedade de forma estratégica, a análise econômica para controle da doença e outros assuntos.

 

O vice-presidente da Federação da Agricultura e Pecuária de Mato Grosso (Famato) e coordenador geral da cartilha, Francisco Olavo Pugliesi de Castro, explica que o objetivo da cartilha é demonstrar as estratégias a serem implementadas para que o controle da brucelose nas propriedades seja avançado e, consequentemente, em todo o território mato-grossense.

 

Segundo Castro, em breve o Indea-MT lançará a revisão do Programa  Estadual de Controle e Erradicação da Brucelose e Tuberculose Bovina (PECEBT) e, consequentemente, o assunto tem gerado expectativas e dúvidas nos produtores rurais e profissionais de saúde animal.

 

Conforme o analista de Pecuária da Famato e responsável por parte do conteúdo da publicação, Marcos de Carvalho, o objetivo é fazer com que o tema, que é muito importante para o produtor rural e para toda a pecuária mato-grossense, seja levado a todos em uma linguagem simples e de fácil entendimento.

 

Além da Cartilha do Produtor - Brucelose, o Sistema Famato e os parceiros do projeto pretendem lançar uma campanha, prevista para acontecer em novembro deste ano, para incentivar a vacinação de cobertura nas novilhas utilizando a RB51 como uma nova estratégia.

 

Outro projeto em andamento, com o apoio do Serviço Nacional da Aprendizagem Rural (Senar-MT), é a elaboração da “Cartilha do Vacinador”.

 

Segundo o vice-presidente da Famato, o Senar-MT vai ser fundamental para o processo de capacitação dos vacinadores. "A entidade vai preparar e formar os vacinadores, visto que a vacina não deve ser feita por pessoas despreparadas e sem a responsabilidade técnica do médico veterinário, pois a vacina é feita com a bactéria viva da brucelose e pode contaminar o ser humano. A ideia é que somente os vacinadores certificados pelo Senar possam atuar. A Cartilha do Vacinador irá auxiliar na formação desses profissionais", informou.

 

Realização - A cartilha é uma publicação do Sistema Famato com patrocínio do Fundo Emergencial de Saúde Animal do Estado de Mato Grosso (Fesa-MT) e apoio do Comitê Consultivo Estadual de Controle e Erradicação da Brucelose, Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Mapa), Associação dos Criadores de Mato Grosso (Acrimat), Instituto de Defesa Agropecuária (Indea), Sindicato das Industrias de Frigoríficos do Estado de Mato Grosso (Sindifrigo-MT),  Conselho Regional de Medicina Veterinária (CRMV-MT), Faculdade de Medicina Veterinária (Favet) e Associação Brasileira dos Criadores de Zebu (ABCZ).

 

Acesse a Cartilha do Produtor - Brucelose completa: http://www.sistemafamato.org.br/portal/arquivos/CartilhaBruceloseDigital.pdf



Fonte: Ascom Famato
 

VEJA TAMBÉM
Cartilha sobre brucelose é apresentada para pecuaristas no Agrotic Gado de Corte
Famato e Cetran-MT lançam cartilha de orientação para o trânsito
Campanha de vacinação contra aftosa em Mato Grosso começa amanhã (01/05)
 
Eventos

nenhum evento com foto
 
Cenarium Rural
 
Galeria Multimídia
Videos
Fotos
Bom dia Senar MT - Sobre Funrural
A produção de etanol a partir do milho
MT tem potencial e visibilidade economica
 
 
       
   FWS   
 
   webmail   
 
e-Famato   
 
(65) 3928-4400
famato@famato.org.br
 
Rua Eng. Edgard Prado Arze, s/n
Centro Politico Administrativo
CEP 78.049.908 - Cuiabá-MT