Sistema Famato
SENAR
IMEA
       
Fale Conosco
 
Prorrogado Prazo do Regularize
Seminário A Multidisciplinaridade do Agronegócio
AgroTic Gado - 24 de Maio em Cuiabá
   
 
 
25 de Abr de 2018

voltar
 
PECUÁRIA LEITEIRA
Encontro de produtores da cadeia láctea de MT é realizado em Cuiabá
Ascom Famato
 

Produtores rurais da cadeia leiteira participaram na segunda quinzena de abril do “Encontro de Produtores de Leite de Mato Grosso” promovido pela Associação dos Produtores de Leite de Mato Grosso (Aproleite-MT) em parceria com a Associação Brasileira de Produtores de Leite (Abraleite), no auditório da Famato, em Cuiabá. O evento teve o apoio da Federação da Agricultura e Pecuária de Mato Grosso (Famato).

Os produtores de leite e representantes do setor agropecuário do estado conheceram a estrutura organizacional da Abraleite, assim como os objetivos da entidade em prol da cadeia leiteira do país. “A Abraleite nasceu da necessidade da união e organização dos produtores rurais de leite do país para solucionar os problemas da cadeia em todos os estados brasileiros. Acreditamos que com uma atuação forte e com a construção coletiva de políticas públicas, teremos condições de proporcionar um cenário melhor para o produtor de leite e valorização da categoria”, disse o presidente da Abraleite Geraldo Borges.

Segundo Borges, além de unir os produtores da cadeia láctea, a ideia é envolver outras entidades que representam o setor, como cooperativas, associações, sindicatos, federações e empresas privadas. “O que queremos é fortalecer a cadeia e fomentar a produção de leite, assim como as entidades e produtores rurais”, complementou.

O presidente da Abraleite reforçou que a criação da entidade se deu graças ao apoio e o engajamento de produtores de leite de todo o país, a exemplo do presidente da Aproleite e presidente do Sindicato Rural de Dom Aquino, Valdécio Tarsis Rezende Fernandes, e toda a diretoria da entidade estadual que representa o setor em Mato Grosso.

Valdécio Fernandes disse que com o apoio dos produtores de leite do estado, a Abraleite ganha representatividade em todo o país para criar leis que beneficiem os produtores de leite, assim como promover junto aos poderes estaduais e federais políticas públicas que viabilizem a atividade de produção de leite. “A Aproleite vai trabalhar, como já tem feito, em parceria com a Abraleite para intensificar ações para o produtor de leite e para o setor lácteo, articular reuniões estratégicas com o executivo na tentativa de desoneração, incentivos fiscais, leis que agreguem benfeitorias ao setor e outros”, disse Fernandes ao salientar que o encontro foi promovido para mostrar ao produtor o que está sendo feito no estado e no Brasil, e reforçar que a Abraleite tem o apoio da Aproleite, por acreditar que a entidade vai cuidar dos interesses do produtor dentro e fora da porteira.

Para o diretor Administrativo e Financeiro da Federação da Agricultura e Pecuária de Mato Grosso (Famato), Vilmondes Sebastião Tomain, a cadeia do leite é muito importante para o setor produtivo rural de Mato Grosso. “O que faltava é o que está acontecendo aqui, essa reestruturação da cadeia organizacional. A Aproleite dá respaldo técnico para o desenvolvimento da pecuária leiteira, que conta ainda com o apoio do Sistema Famat em estudos de mercado, realizados pelo Instituto Mato-grossense de Economia Agropecuária (Imea) e os projetos do Serviço Nacional de Aprendizagem Rural (Senar-MT) em prol do setor, como o Senar Tec Leite e outros. A Famato e todo o sistema está junto, apoiando as ações e os projetos da Aproleite desde a sua criação”, disse o diretor em nome do presidente do Sistema Famato, Normando Corral, que colocou a entidade à disposição para trabalhar pelo produtor rural leiteiro e pela atividade em todo o estado.   

“Temos sérios problemas na cadeia do leite, principalmente na comercialização, e agora com representatividade o produtor vai poder definir melhor desde a alimentação do animal, os insumos, qualidade do gado, melhores preços e até mesmo as novas tecnologias. Através da união das entidades, em parceria com a Aproleite, temos acesso às tecnologias, novos caminhos e oportunidades para o setor produtivo e para a rentabilidade do produtor”, disse o produtor de leite de Nossa Senhora do Livramento, Otarci Nunes da Rosa.   

Abraleite –  Criada em julho de 2017, a Abraleite é composta por uma diretoria, um conselho fiscal, um conselho consultivo e o conselho de representantes estaduais. Os membros são eleitos para um mandato de três anos. O objetivo é representar os produtores de leite e criadores de todas as raças leiteiras do país.

 



Fonte: Ascom Famato
 

VEJA TAMBÉM
Sistema Famato apoia a participação de magistrado em pesquisas agropecuárias nos EUA
Agrotic Gado de Corte terá a participação do Sistema Famato
Encontro de Produtores de Leite de MT será segunda-feira (16/04) em Cuiabá
Sistema Famato é parceiro da InterCorte 2018 etapa Cuiabá
 
Eventos
Circuito Aprosoja - Região Leste
Norte Agroshow e 34ª Exponop
Circuito Aprosoja
28ª Expovale
Seminário A Multidisciplinaridade do Agronegócio
 
Cenarium Rural
 
Galeria Multimídia
Videos
Fotos
Bom dia Senar MT - Sobre Funrural
A produção de etanol a partir do milho
MT tem potencial e visibilidade economica
 
 
       
   FWS   
 
   webmail   
 
e-Famato   
 
(65) 3928-4400
famato@famato.org.br
 
Rua Eng. Edgard Prado Arze, s/n
Centro Politico Administrativo
CEP 78.049.908 - Cuiabá-MT