Sistema Famato
SENAR
IMEA
       
Fale Conosco
 
Prorrogação da apresentação do georreferenciamento
VTN 2018
TV Famato, informação sempre perto de você
   
 
 
07 de Mai de 2018

voltar
 
AGRONEGÓCIO E LEGISLAÇÃO
Seminário discutirá o papel do judiciário no desenvolvimento do agronegócio
Ascom Famato
 

O Seminário “A Multidisciplinaridade do Agronegócio e os Reflexos no Sistema Judicial” será nos dias 24 e 25 de maio, no Cenarium Rural, em Cuiabá. Os interessados têm até o dia 21 de maio para fazer as inscrições pelo site www.sistemafamato.org.br/seminarioagronegocio.

 

O evento é promovido pela Federação da Agricultura e Pecuária de Mato Grosso (Famato), Serviço Nacional de Aprendizagem Rural (Senar-MT) e Instituto Brasileiro de Estudos Jurídicos e Multidisciplinares do Agronegócio (IBEJMA) e tem o apoio do Tribunal de Justiça de Mato Grosso (TJMT).  

 

O evento que já está na 4º edição reunirá produtores rurais, magistrados, advogados, Desembargadores e Ministros com o objetivo de aperfeiçoar o relacionamento, a transparência de informações e o entendimento entre o judiciário e o agronegócio. Os participantes terão a oportunidade de entender o papel da justiça no desenvolvimento do agronegócio, como também os desafios, oportunidades e entraves do setor produtivo rural no estado. 

 

“Nós queremos discutir como as decisões judiciais impactam o agronegócio. E, para isso, o evento vai trazer uma extensa programação de palestras e debates que irão esclarecer e mostrar a realidade e os reflexos das decisões judiciais no setor que é responsável por mais de 50% do Produto Interno Bruto (PIB) do país”, disse a gestora do Núcleo Jurídico da Famato Elizete Ramos.  

 

Segundo Elizete, o judiciário age em processos ligados ao agronegócio, em relações de compra e venda de propriedades rurais, financiamentos de crédito rural para insumos, compras de maquinários e outros. São processos que refletem diretamente na produção de alimentos que depende do clima, prazos para plantio e colheita. Em função disso, os produtores não podem esperar muito tempo para terem seus processos jurídicos solucionados. “Acreditamos que a partir do momento em que o judiciário conhece a realidade do setor produtivo, haverá mais celeridade na apreciação dos processos judiciais que envolvam as atividades agrícola e pecuária”, pontuou a gestora. 

 

Em muitas situações, os juízes designados para os casos são oriundos de estados onde não há produção agropecuária e não há vivência com o campo e isso impacta diretamente nas decisões. “Com o seminário, pretendemos que esses juristas conheçam a realidade do campo e do produtor rural, desde os problemas burocráticos e administrativos até a lida diária com o campo”, disse Elizete. 

 

Programação - A abertura do seminário será no dia 24 de maio, às 20h30, com a palestra “A revolução tecnológica e os seus impactos na economia” da executiva e consultora nas áreas de business, inovação e educação, Martha Gabriel. Mestre e PhD em artes pela ECA-USP e Educação Executiva pelo MIT, foi considerada uma das principais pensadoras digitais do Brasil, referência em inovação, transformação digital e educação digital. 

 

Martha está entre os 50 profissionais mais inovadores do mundo digital brasileiro pela ProXXIma e está entre os 50 Top em Marketing Bloggers mais influentes do mundo pelo KRED.  

 

No dia 25, o credenciamento começará às 7h. As palestras terão início às 8h e seguirão até às 17h. Entre os palestrantes estão: o sócio-diretor da Agroconsult, André Pessoa; o chefe-geral da Embrapa Monitoramento por Satélite, Evaristo de Miranda; o ministro do Superior Tribunal de Justiça (STJ), Luís Felipe Salomão; o ministro do STJ, Paulo de Tarso Vieira San Severino, e o  pós-doutor em Ciência Jurídico-Políticas pela Universidade Clássica de Lisboa e professor de Direito Internacional Público da UFMT, Valério Mazzuoli. 

 

Mais informações sobre o evento e a programação completa podem ser acessadas no site: www.sistemafamato.org.br/seminarioagronegocio

 

 

 



Fonte: Ascom Famato
 

VEJA TAMBÉM
STJ inspira-se na Famato e promove evento para discutir sobre o Agro
Guia do Investidor apresenta as principais oportunidades do Agro de Mato Grosso
Projeto do Sistema Famato viabiliza integração com instituições de pesquisa
"Quem protege os produtores?"
 
Eventos

nenhum evento com foto
 
Cenarium Rural
 
Galeria Multimídia
Videos
Fotos
Bom dia Senar MT - Sobre Funrural
A produção de etanol a partir do milho
MT tem potencial e visibilidade economica
 
 
       
 
   webmail   
 
e-Famato   
 
(65) 3928-4400
famato@famato.org.br
 
Rua Eng. Edgard Prado Arze, s/n
Centro Politico Administrativo
CEP 78.049.908 - Cuiabá-MT