Sistema Famato
SENAR
IMEA
       
Fale Conosco
 
Prorrogação da apresentação do georreferenciamento
VTN 2018
Imposto Territorial Rural - ITR 2018
   
 
 
17 de Mai de 2018

voltar
 
SEMINÁRIO
Preservação nas propriedades rurais é um dos temas de seminário
Brasil Agro - site
 

Mais da metade (51,3%) da área ambiental preservada em Mato Grosso estão localizadas em propriedades rurais. O percentual vem da análise de dados de 2016 do Cadastro Ambiental Rural (CAR) e contrasta com o senso comum de que a agropecuária é uma atividade produtiva danosa ao ambiente. Esse e outros números serão o foco da palestra que o chefe-geral da Embrapa Territorial, Evaristo de Miranda, fará durante o seminário "A Multidisciplinaridade do Agronegócio e os Reflexos no Sistema Judicial", que ocorre em Cuiabá em 24 e 25 de maio, no Cenarium Rural.

 

A ideia é fazer uma análise dos dados do CAR em Mato Grosso, discutindo os reflexos positivos da agropecuária na preservação e conservação ambiental. "A legislação nacional acabou tornando os produtores rurais nos principais agentes de defesa ambiental no Brasil. Em Mato Grosso, isso é mais acentuado ainda. Conhecer essa realidade das estatísticas pode ajudar a desfazer alguns mitos em relação ao campo", observa Elizete Araújo Ramos, gestora do Núcleo Jurídico da Federação de Agricultura e Pecuária de Mato Grosso (Famato).

 

Famato, Serviço Nacional de Aprendizagem Rural (Senar-MT) e Instituto Brasileiro de Estudos Jurídicos e Multidisciplinares do Agronegócio (IBEJMA) realizam o seminário, que conta com o apoio do Tribunal de Justiça de Mato Grosso (TJMT) e está em sua quarta edição. O seminário é gratuito, mas é preciso se inscrever antecipadamente, pelo link http://bit.ly/seminarioagronegocio, até o dia 21.

 

A palestra de Evaristo de Miranda ocorre na manhã de 25 de maio, e terá como presidente de mesa o Doutor em Direito Civil e professor da Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT), Marcos Prado de Albuquerque. Como debatedor, estará o juiz titular da vara especializada de Meio Ambiente de Cuiabá, Rodrigo Roberto Curvo.

 

A manhã terá ainda uma palestra com o sócio-diretor da Agroconsult, André Pessoa, que irá apresentar as perspectivas para o agronegócio nacional, a partir de cenários e tendências econômicas. O tema terá como presidente de mesa a magistrada Anglizey Solivan de Oliveira, da vara de Falência e Recuperação Judicial de Cuiabá, e como debatedor o presidente do IBEJMA, Ricardo Tomczyk.

 

O seminário começa na noite de 24 de maio, e segue até o final da tarde de 25 de maio. A programação pode ser conferida aqui: http://bit.ly/seminarioagronegocio. O evento recebe o apoio das entidades Aprosoja, Ampa, Acrimat e Aprosmat e também da Ordem dos Advogados do Brasil de Mato Grosso (OAB-MT).



Fonte: Ascom Famato
 

VEJA TAMBÉM
STJ inspira-se na Famato e promove evento para discutir sobre o Agro
"Quem protege os produtores?"
No campo estão as áreas preservadas do país
STJ em busca da segurança jurídica
 
Eventos
Cine Senar Brasnorte
 
Cenarium Rural
 
Galeria Multimídia
Videos
Fotos
Bom dia Senar MT - Sobre Funrural
A produção de etanol a partir do milho
MT tem potencial e visibilidade economica
 
 
       
 
   webmail   
 
e-Famato   
 
(65) 3928-4400
famato@famato.org.br
 
Rua Eng. Edgard Prado Arze, s/n
Centro Politico Administrativo
CEP 78.049.908 - Cuiabá-MT