Sistema Famato
SENAR
IMEA
       
Fale Conosco
 
Prorrogação da apresentação do georreferenciamento
VTN 2018
Imposto Territorial Rural - ITR 2018
   
 
 
04 de Jun de 2018

voltar
 
FARM BUREAU
Sistema sindical americano é apresentado aos produtores rurais de Mato Grosso
Ascom Famato
 

Os membros do Sistema Famato que estão em Missão Técnica nos Estados Unidos visitaram o Texas Farm Bureau, entidade americana que corresponde à Federação da Agricultura e Pecuária de Mato Grosso (Famato), para conhecer o sistema sindical americano, ações desenvolvidas nas áreas de logística, infraestrutura, créditos, mercado, entre outros assuntos relacionados à agropecuária.

 

O diretor governamental do Texas Farm Bureau, Regan Beck, contou aos membros da comitiva que a entidade tem a maior representação de produtores rurais do Estado do Texas, com 519 mil famílias associadas. "Considerando que cada família tem de duas a três pessoas, em média, esse número sobe para mais de um milhão de pessoas associadas ao sistema", explicou Beck.

 

A entidade é uma organização que representa produtores de todas as cadeias de produção, por meio de comitês específicos de commodities de carne de gado, algodão, gado leiteiro, grãos para alimentação animal, floresta, feno, forragem para pastagem, mel, equídeo cultura, viveiros de mudas, amendoim, citros, frango, arroz, ovelhas, cabras, açúcar, suínos, trigo e nos comitês de porcos selvagens, recursos naturais e vidas selvagens.

 

Beck explicou que para serem representadas, as famílias pagam uma taxa anual, que varia de $40 a $50. Segundo ele, um dos projetos da entidade sindical para atrair e manter os associados são os seguros, sejam de carros, casa, fazenda e outros, com preços mais acessíveis que as seguradoras do mercado convencional.

 

Quando o interessado contrata o seguro, a anuidade sindical já é descontada automaticamente. Dos mais de quinhentos mil associados, dois terços não são produtores, mas compram o seguro da agência Farm Bureau porque entendem a importância da agricultura e da pecuária e outras pessoas se interessam pelo preço acessível e pela credibilidade. "Não somos os mais caros, nem os mais baratos, mas temos credibilidade, já que sempre que ocorre um sinistro, por exemplo, atendemos de imediato", apontou.

 

Além do seguro, os associados têm descontos em concessionárias de automóvel, planos de saúde, planos odontológicos, óticas, laboratórios de visão, aparelhos auditivos, hotéis, parques de diversão, proteção de propriedades, bolsas de estudos, entre outros.

 

"O nosso objetivo é continuar ajudando a fortalecer o produtor rural, preservar o modo de vida rural e prosperando a agricultura. Mas, para isso, é necessário que o produtor contribua para o fortalecimento da representatividade sindical", afirmou o diretor Beck.

 

Os participantes da missão acreditam que o plano de gestão do Texas Farm Bureau pode ser levado como exemplo para o Brasil, visto que passou a vigorar em novembro de 2017 o fim da obrigatoriedade da Contribuição Sindical Rural.

 

Além do sistema sindical, diretores e técnicos do Texas Farm Bureal falaram sobre a infraestrutura, logística, hidrovia e políticas conservacionista no país. O diretor Administrativo e Financeiro da Famato, Vilmondes Sebastião Tomain, observa que Mato Grosso e o país precisam ampliar discussões sobre esses temas. "Aqui nos Estados Unidos, o produtor rural tem segurança para produzir porque o Estado oferece incentivos para investimentos em sustentabilidade. Há um programa do governo em que o produtor recebe por preservar áreas na propriedade. O governo paga para o produtor preservar", disse Tomain.

 

O diretor da Farm Bureau, Whit H. Weems, disse que o governo americano mantém uma série de programas que garantem a sustentabilidade do produtor rural. Por este motivo, os produtores se sentem seguros para investir nas propriedades e captar créditos. "Os programas governamentais, além de garantirem a manutenção dos produtores na atividade, permitem que o sistema seja competitivo", explicou.

 

O diretor de Relações Institucionais do Serviço Nacional de Aprendizagem Rural (Senar-MT), Rogério Romanini, falou das formas de atuação e sua capilaridade, capaz de oferecer qualificação, tecnologia e ações de promoção social para produtores e trabalhadores rurais. A metodologia de assistência técnica e gerencial do Senar-MT impressionaram os diretores do Texas Farm Bureau, visto que nos EUA esses trabalhos são realizados pelas universidades.

 

O Texas Farm Bureau acredita em programas como os que são promovidos pelo Sistema Famato, que preparam jovens, filhos de produtores para permanecerem no campo e preparam líderes para atuarem na atividade como, por exemplo, Futuros Produtores do Brasil e Academia de Liderança.

 

A Missão Técnica realizada pelo Sistema Famato é formada por 25 pessoas, entre produtores rurais e técnicos da Famato, Senar-MT e Imea.



Fonte: Ascom Famato
 

VEJA TAMBÉM
Missão Técnica Leite finaliza com visita na Embrapa Cerrados e CNA em Brasília
Tecnologias na pecuária leiteira goiana surpreendem produtores de MT
Produtores de MT visitam propriedade de leite referência no Brasil
Missão Técnica leva produtores de MT para conhecer a produção de leite no Goiás
 
Eventos
Cine Senar Brasnorte
 
Cenarium Rural
 
Galeria Multimídia
Videos
Fotos
Bom dia Senar MT - Sobre Funrural
A produção de etanol a partir do milho
MT tem potencial e visibilidade economica
 
 
       
   FWS   
 
   webmail   
 
e-Famato   
 
(65) 3928-4400
famato@famato.org.br
 
Rua Eng. Edgard Prado Arze, s/n
Centro Politico Administrativo
CEP 78.049.908 - Cuiabá-MT