Sistema Famato
SENAR
IMEA
       
Fale Conosco
 
Prorrogado Prazo do Regularize
Estudo inédito sobre dívida do Funrural
TV Famato, informação sempre perto de você
   
 
 
04 de Jun de 2018

voltar
 
MISSÃO TÉCNICA
Sistema Famato vê oportunidades em pesquisas realizadas no Texas
Ascom Famato
 

Os participantes da Missão Técnica do Sistema Famato que estão no Texas, nos Estados Unidos, estiveram no Centro de Pesquisas e Extensão da Blacklan (escritório do governo do Estado do Texas) para conhecer as novas tecnologias e estratégias que estão sendo desenvolvidas para aumentar a produção agrícola e pecuária.

 

Os produtores rurais assistiram palestras com os cientistas da Blackland que estão desenvolvendo tecnologias de gerenciamento para melhorar a água, o solo e outros recursos naturais em terras agrícolas e urbanas, no Texas e no mundo. Foram apresentados os modelos de Clima Integrado de Política Ambiental, Extensor de Política Agrícola, produção animal e pastagem, projetos que buscam aumentar a produção e o suprimento de água, melhorar o meio ambiente e o bem-estar econômico das pessoas e ainda aumentar a sustentabilidade da terra.

 

Na oportunidade, os pesquisadores americanos conheceram os números da produção agropecuária mato-grossense e ainda assistiram à apresentação das duas propriedades destaques em inovação reconhecidas pela comissão julgadora do Prêmio Sistema Famato em Campo - edição 2017. As fazendas Santa Amélia e Seis Amigos mostraram os “cases” de sucesso e as inovações que lhes garantiram o título de "propriedade referência" em Mato Grosso.

 

A Fazenda Seis Amigos, de Tapurah, implantou uma usina Termoelétrica de Bioenergia. A usina utiliza o gás de um sistema de tratamento dos dejetos de suínos que são depositados em 18 biodigestores. O biogás está interligado por 8 km de gasodutos e chega até duas caldeiras onde é queimado, aquecendo a água do sistema que é transformado em vapor. Um processo que movimenta a turbina é transformado em energia elétrica.

 

A Fazenda Santa Amélia, localizada no município de Campo Novo do Parecis, apostou na geração de energia solar. O proprietário Roberto Chioquetta implantou na propriedade uma estação de energia solar que gera 300 kVA - o dobro do que a propriedade necessita.

 

Ao fim das apresentações, pesquisadores, professores da Universidade Estadual do Texas, produtores rurais e técnicos do Sistema Famato discutiram projetos de intercâmbio, termos de colaboração entre o Sistema Famato e o Estado do Texas e investimentos em pesquisas.



Fonte: Ascom Famato
 

VEJA TAMBÉM
USDA e Farm Bureau apresentam programas de desenvolvimento para setor produtivo de MT
Missão Técnica do Sistema Famato conecta produtores ao ecossistema Agetch
Propriedades de MT apresentam inovações em universidade do Texas
Sistema sindical americano é apresentado aos produtores rurais de Mato Grosso
 
Eventos

nenhum evento com foto
 
Cenarium Rural
 
Galeria Multimídia
Videos
Fotos
Bom dia Senar MT - Sobre Funrural
A produção de etanol a partir do milho
MT tem potencial e visibilidade economica
 
 
       
   FWS   
 
   webmail   
 
e-Famato   
 
(65) 3928-4400
famato@famato.org.br
 
Rua Eng. Edgard Prado Arze, s/n
Centro Politico Administrativo
CEP 78.049.908 - Cuiabá-MT