Sistema Famato
SENAR
IMEA
       
Fale Conosco
 
Prorrogado Prazo do Regularize
Estudo inédito sobre dívida do Funrural
TV Famato, informação sempre perto de você
   
 
 
04 de Jun de 2018

voltar
 
MISSÃO TÉCNICA
Propriedades de MT apresentam inovações em universidade do Texas
Ascom Famato
 

As duas propriedades mato-grossenses referências em inovação no estado de Mato Grosso, reconhecidas pelo Prêmio Sistema Famato em Campo (edição 2017) estão nos Estados Unidos (EUA) em uma Missão Técnica promovida pelo Sistema Famato. Os proprietários das fazendas Santa Amélia e Seis Amigos apresentaram dia 30 de maio as inovações tecnológicas incorporadas e seus reflexos na produtividade e rentabilidade das propriedades aos alunos e professores da Texas A&M University em College Station. A universidade é considerada uma das maiores dos EUA e uma das mais importantes do país em termos de pesquisas.

 

A Fazenda Seis Amigos, localizada no município de Tapurah, foi representada pelo sócio-proprietário Evandro Martimiano. Ele contou aos americanos todo o processo de implantação de uma Usina Termoelétrica de Bioenergia na propriedade.

 

Segundo o produtor, a usina utiliza o gás de um sistema de tratamento dos dejetos de suínos que são depositados em 18 biodigestores. O biogás está interligado por 8 km de gasodutos e chega até duas caldeiras onde é queimado, aquecendo a água do sistema que é transformada em vapor. Um processo que movimenta a turbina e é transformado em energia elétrica.

 

A inovação deu o título de autossuficiente à propriedade, pois consegue produzir energia elétrica para atender toda a fazenda.

 

A propriedade Seis Amigos tem aproximadamente 1,4 mil hectares, criação de suínos, pecuária bovina e a comercialização de feno. A propriedade ainda é considerada uma das maiores produtoras de feno Tifton 85 do Centro-Oeste. Na fazenda são mantidas três granjas com mais de 13 mil matrizes, que produzem mais de 360 mil leitões viáveis por ano.

 

A Fazenda Santa Amélia, localizada no município de Campo Novo do Parecis, apostou na geração de energia solar. O proprietário Roberto Chioquetta implantou na propriedade uma estação de energia solar que gera 300 kVA - o dobro do que a propriedade necessita.

 

Segundo Chioquetta, a inovação vai alimentar novos projetos na fazenda, como, por exemplo, a Unidade Beneficiadora de Sementes construída recentemente. A irrigação também será beneficiada com a nova tecnologia, tornando-a autossustentável.

 

Na apresentação, Chioquetta também falou sobre o sistema de captação de água da chuva para uso na lavoura, sistema de fossa ecológica, plantio sobre palhada, certificação RTRS, SSS e CCS, desvio do dreno do ar condicionado dos maquinários, onde a água é reutilizada para limpeza de para-brisas, lavagem das mãos do operador e coaching para os funcionários.

 

Impressionados com a produção dos mato-grossenses, professores e alunos interagiram com o grupo, fizeram perguntas, pediram sugestões de pesquisas e parabenizaram o Sistema Famato por compartilhar cases de sucesso e números da produção agrícola e pecuária de Mato Grosso.

 

O grupo ainda visitou o campus de ensino, pesquisa e extensão rural da universidade, o Complexo de Ciências Animais O.D. Butler Jr (Centro de Pecuária de Corte). No centro, a universidade trabalha com gado de corte, pesquisas de nutrição, fisiologia e produção de cordeiros.

 

A universidade começou com a produção de animais da raça Brahman, logo mais tarde mudaram para o Angus e outras raças similares. Atualmente, estão focados na raça Beefmaster e Angus vermelho.

 

O desenvolvimento da raça Beefmaster teve início no Texas, em 1908, no rancho Lasater, com a cruza de touros Gir e Ongole com vacas Hereford e Shorthorn. Em 1930, touros Guzerá foram introduzidos no cruzamento, sendo seguidos de touros Hereford e Shorthorn. Portanto, a raça tem em sua base essas cinco raças e estima-se uma tipagem sanguínea de 1/4 Hereford, 1/4 Shorthorn e 1/2 Zebu.

 

A missão técnica aos EUA é promovida pelo Sistema Famato e composta por um grupo de 25 pessoas entre produtores rurais e técnicos do Sistema Famato. Começou dia 26 de maio e termina dia 5 de junho.



Fonte: Ascom Famato
 

VEJA TAMBÉM
USDA e Farm Bureau apresentam programas de desenvolvimento para setor produtivo de MT
Missão Técnica do Sistema Famato conecta produtores ao ecossistema Agetch
Sistema Famato vê oportunidades em pesquisas realizadas no Texas
Sistema sindical americano é apresentado aos produtores rurais de Mato Grosso
 
Eventos

nenhum evento com foto
 
Cenarium Rural
 
Galeria Multimídia
Videos
Fotos
Bom dia Senar MT - Sobre Funrural
A produção de etanol a partir do milho
MT tem potencial e visibilidade economica
 
 
       
   FWS   
 
   webmail   
 
e-Famato   
 
(65) 3928-4400
famato@famato.org.br
 
Rua Eng. Edgard Prado Arze, s/n
Centro Politico Administrativo
CEP 78.049.908 - Cuiabá-MT