Sistema Famato
SENAR
IMEA
       
Fale Conosco
 
Prorrogação da apresentação do georreferenciamento
VTN 2018
TV Famato, informação sempre perto de você
   
 
 
26 de Jun de 2018

voltar
 
GOIÂNIA
Sistema Famato quer aproximar produtores dos Comitês de Bacias Hidrográficas
Ascom Famato
 

A Federação da Agricultura e Pecuária de Mato Grosso (Famato) representou o Sistema Famato na semana de Capacitação em Comitês de Bacias Hidrográficas, entre os dias 18 e 21 de junho, na cidade de Goiânia. O objetivo do encontro foi dar suporte para que as administrações regionais do Serviço Nacional de Aprendizagem Rural (Senar - Administração Central) ofereçam capacitações aos produtores rurais para garantir uma participação mais efetiva nos Comitês de Bacias nos estados.

“Nossa participação foi importante para fortalecer nossa atuação nos Comitês de Bacia de Mato Grosso. O treinamento contribuiu para nos dar subsídios para a implantação dos cursos de capacitação nos 92 sindicatos rurais do estado aos produtores rurais. A ideia é habilitá-los para representarem o setor nesses comitês”, disse o analista de Meio Ambiente da Famato Thiago Moraes.   

Segundo o analista, atualmente a preocupação está nos comitês de bacia instalados no interior do estado, visto que a participação da classe produtora rural ainda é tímida e a água é um recurso fundamental para a produção agropecuária. “A Famato é membro do Comitê Estadual de Recursos Hídricos. Lá temos representatividade, mas no interior do estado dificilmente temos a participação de produtores e pessoas capacitadas para defenderem o setor”, pontuou. 

Moraes explicou que a diretoria de Educação Profissional e Promoção Social do Senar/Administração Central está desenvolvendo uma cartilha, com plano institucional, além da preparação de instrutores nos estados para atuarem na disseminação das técnicas educacionais de forma que a agropecuária ganhe mais representatividade nos comitês. “Esse material vai nos dar subsídios para preparar líderes, produtores rurais aptos a defender o setor. A cartilha vai esclarecer muitas dúvidas que ainda pairam entres os produtores”, explicou Moraes. 

O encontro foi promovido pelo Serviço Nacional de Aprendizagem Rural (Senar) – Administração Central. Participaram representantes de 13 estados: Pernambuco, Paraíba, São Paulo, Mato Grosso, Mato Grosso do Sul, Bahia, Minas Gerais, Goiás, Distrito Federal, Espírito Santo, Santa Catarina e Rio Grande do Sul.   

Participação da Famato– A Famato é membro do Grupo de Acompanhamento do Plano de Recursos Hídricos da Região Hidrográfica do Paraguai (GAP), criado em 2014, a pedido do Conselho Nacional de Recursos Hídricos (CNRH).  

 

 

 



Fonte: Ascom Famato
 

VEJA TAMBÉM
Sistema Famato promove treinamento para avicultores das Cadecs de MT
Lin Tan afirma que o Brasil é o único país capaz de aumentar a produção de soja
Jovens produtores rurais são premiados pelo Sistema Famato
Famato apresenta dados do agro de MT para pesquisadores chineses
 
Eventos

nenhum evento com foto
 
Cenarium Rural
 
Galeria Multimídia
Videos
Fotos
Bom dia Senar MT - Sobre Funrural
A produção de etanol a partir do milho
MT tem potencial e visibilidade economica
 
 
       
 
   webmail   
 
e-Famato   
 
(65) 3928-4400
famato@famato.org.br
 
Rua Eng. Edgard Prado Arze, s/n
Centro Politico Administrativo
CEP 78.049.908 - Cuiabá-MT