Sistema Famato
SENAR
IMEA
       
Fale Conosco
 
Prorrogado Prazo do Regularize
Estudo inédito sobre dívida do Funrural
TV Famato, informação sempre perto de você
   
 
 
29 de Jun de 2018

voltar
 
ERA DIGITAL
Imea comemora 20 anos com lançamento da plataforma Imea Digital
Ascom Famato
 

O Instituto Mato-grossense de Economia Agropecuária (Imea) lançou nesta quinta-feira (29/06) a plataforma “Imea Digital”. A apresentação da nova ferramenta de informação para produtores e interessados no Agro foi feita durante um evento para colaboradores do Sistema Famato, entidades mantenedoras e parceiros do instituto que comemora hoje (29/06) 20 anos de história.

 

No lançamento, o superintendente do Imea, Daniel Latorraca, destacou a importância da transformação digital para os processos, competências e modelos de negócios que a Era Digital traz para o agronegócio e para o produtor rural em forma de tecnologia e informação.

 

“Os levantamentos de dados são muito importantes, mas o grande desafio é fazer com que o produtor tenha acesso aos dados de maneira rápida e prática. A ideia é fazer com que os produtores acompanhem as mudanças e estejam conectados com a informação. Com essa nova plataforma, eles terão informações antes de tomar decisões de compra ou investimento, por exemplo”, disse Latorraca.  

 

Para a criação da plataforma digital foram necessárias seis mil horas de trabalho. Para acessar a ferramenta, o usuário deverá entrar no site do Instituto (www.imea.com.br) e, em seguida, criar um login e senha. No caso de pessoa física, o acesso será na área pública e para as empresas e mantenedoras o acesso será em área restrita.

 

Os interessados terão informações sobre as séries históricas das culturas de soja, milho, algodão, bovinocultura de corte, entre outras. Os relatórios serão encaminhados ao e-mail cadastrado. Basta o interessado informar os dados que deseja filtrar na plataforma. Na área de customizados, os estudos são para mantenedoras, empresas e mercados, ou seja, públicos privados. 

 

Aplicativo – Outro diferencial é o Aplicativo Imea Digital ligado à nova plataforma. Para usuários de Android e IOS, o download já está disponível. “O produtor pode acessar de maneira simples e rápida. Todos os estudos e relatórios disponíveis na plataforma estarão no aplicativo. A diferença é que a pessoa poderá ter informações atualizadas em tempo real como, por exemplo, do preço do boi”, apontou o superintendente, complementando que a plataforma veio para estreitar ainda mais o relacionamento das mantenedoras, usuários e clientes com o Imea.

 

Na ocasião, foi apresentada uma retrospectiva da histórica do Instituto, trazendo explicações sobre os estudos, relatórios de mercado, diagnósticos, projeções, geografia, site, preços e os avanços. Latorraca falou de projetos como o AgriHub, Observatório de Investimentos, Inteligência Territorial, Rentabilidade e das parcerias.

 

Entre os dados que chamaram a atenção estava a quantidade de acessos no site do Instituto. Desde 2008, o Imea teve 127.952 mil acessos de pessoas em países estrangeiros. Os países com mais acesso foram: Estados Unidos (42.305), Índia (11. 388) e China (11. 229). "Os números confirmam a credibilidade da entidade e a importância que o instituto tem para o Sistema Famato", apontou o presidente, Normando Corral.

 

O ex-presidente do Sistema Famato José Antônio De Ávila, mais conhecido como Zeca D’Ávila, que permaneceu na liderança durante 12 anos (1992 a 2004) foi o primeiro a depositar um voto de confiança para a criação do Instituto que anos depois se tornou referência no país. No evento, Zeca fez uma retrospectiva do nascimento do Imea e destacou a importância da participação do economista Amado de Oliveira, hoje consultor da Acrimat, na criação do instituto.

 

Na sequência, o ex-presidente Rui Prado disse que o Imea trouxe autenticidade ao agronegócio mato-grossense. Segundo ele, os dados da agropecuária mato-grossense têm robustez graças ao trabalho realizado pelo Instituto. “Tudo isso somente foi possível por que alguém acreditou em um sonho, a princípio maluco, que se materializou e hoje é referência nacional e, porque não dizer, mundial”, disse Prado. 

 

Para o superintendente do Serviço Nacional de Aprendizagem Rural (Senar-MT) e ex-superintendente do Imea, Otávio Celidonio, o maior legado do Imea é a cultura de gerar conhecimento e despertar inspiração. “O grande desafio que o Imea venceu foi na construção de valores, de querer fazer algo novo e continuar construindo mais”, discursou Celidonio.

 

Referência – Por meio de várias parcerias, o Imea vem rompendo as barreiras de Mato Grosso e tornando-se referência para outros Estados brasileiros como Goiás, Mato Grosso do Sul e Distrito Federal.

 

Há um ano, espelhado no Imea, nasceu o Instituto para o Fortalecimento da Agropecuária de Goiás (IFAG). O Instituto faz levantamento de dados da agropecuária de Goiás e vem se tornando fonte de informação para os interessados nos assuntos da agricultura e pecuária do estado.

 

Representantes dos institutos Mapeamento da Economia Agrícola de Mato Grosso do Sul (MEA/MS), Detec/Famasul, Núcleo Econômico  SUT da CNA e Instituto CNA (ICNA), de Brasília-DF, também estiveram presentes. Na oportunidade, se reuniram para tratar de futuras parcerias de trabalho em conjunto com o Imea.

 

Participaram representantes das mantenedoras: Associação de Criadores de Mato Grosso (Acrimat), Associação dos Produtores de Soja e Milho de Mato Grosso (Aprosoja) e Associação Mato-grossense dos Produtores de Algodão (Ampa).

 

 

 

 



Fonte: Ascom Famato
 

VEJA TAMBÉM
Famato participa da posse da nova diretoria da Empaer
Jovens do projeto Futuros Produtores do Brasil conhecem fazendas premiadas em MT
Chineses da província de Shaanxi conhecem produção agrícola e pecuária de Mato Grosso
Governo Federal prorroga para 2019 o ingresso de produtores rurais pessoa física no eSocial
 
Eventos

nenhum evento com foto
 
Cenarium Rural
 
Galeria Multimídia
Videos
Fotos
Bom dia Senar MT - Sobre Funrural
A produção de etanol a partir do milho
MT tem potencial e visibilidade economica
 
 
       
   FWS   
 
   webmail   
 
e-Famato   
 
(65) 3928-4400
famato@famato.org.br
 
Rua Eng. Edgard Prado Arze, s/n
Centro Politico Administrativo
CEP 78.049.908 - Cuiabá-MT