Sistema Famato
SENAR
IMEA
       
Fale Conosco
 
Prorrogação da apresentação do georreferenciamento
VTN 2018
Imposto Territorial Rural - ITR 2018
   
 
 
17 de Jul de 2018

voltar
 
VISITA TÉCNICA
Jovens do projeto Futuros Produtores do Brasil conhecem fazendas premiadas em MT
Ascom Famato
 

Um grupo de 30 jovens do projeto Futuros Produtores do Brasil, criado pelo Sistema Famato com o objetivo de manter os jovens no campo e despertar neles a paixão pelo agro, participam nessa semana (16 a 21 de julho) de uma programação diferenciada. Serão cinco dias percorrendo propriedades rurais referências em práticas agropecuárias no estado de Mato Grosso. As fazendas foram premiadas nas 2ª e 3ª edições do Prêmio Sistema Famato em Campo.  

A programação começou dia 16 de julho, na Estância Sophia no município de Santo Antônio de Leverger. A estância foi reconhecida como propriedade referência em inovação na região Centro-Sul de Mato Grosso pela comissão julgadora da 3ª edição do Prêmio Sistema Famato em Campo por produzir leite de qualidade, exclusivamente de gado da raça Jersey.  

Além de inovar com a produção de leite originária de uma região de clima ameno da Ilha de Jersey, entre a Inglaterra e a França, o casal proprietário Geannaira e Odilley Medeiros apostaram em um modelo de alojamento para os animais em aleitamento ainda pouco conhecido no estado: o “bezerreiro argentino”. 

Para o presidente do Sindicato Rural de Santo Antônio de Leverger, Antônio Carlos de Carvalho, responsável pela indicação da propriedade no Prêmio Sistema Famato, a visita possibilita aos participantes do projeto a oportunidade de conhecer as práticas inovadoras na produção de leite. “Essa visita oportunizou aos jovens conhecerem o plano de manejo de uma propriedade referência na produção leite na Baixada Cuiabana que respeita as normas de qualidade e as práticas de sanidade animal”, disse Antônio Carlos.  

De acordo com Geannaira, as vacas são criadas a pasto e produzem uma média diária de 1.250 litros de leite. Grande parte da produção é comercializada com um laticínio da região e uma porcentagem é entregue com preço diferenciado para produtores de queijo e derivados. 

Odilley contou que 10% da área é destinada à produção. São duas unidades, uma de 10,6 ha onde é feita a cria e recria e outra com 23 ha onde acontece a produção de leite. A unidade de cria e recria recebe do setor de produção o bezerro com três dias de vida e entrega a novilha prenha, cerca de 15 meses depois. Os machos são recriados e comercializados.  

Na sequência, o grupo conheceu no dia 17 de julho, em Tangará da Serra, o Programa Horticultura desenvolvido no Campus da Unemat, como também visitou o Centro de Treinamento e Difusão Tecnológica  de Campo Novo do Parecis. 

Na quarta-feira (18), o grupo vai visitar em Campo Novo do Parecis a Fazenda do Grupo Morena que investe na Integração Lavoura-Pecuária, uma das vencedoras da 2ª edição do Prêmio Sistema Famato em Campo,  a Fazenda Santa Amélia que inovou com a produção de soja, milho e UBS, vencedora da 3ª edição.  

Na quinta-feira (19) os jovens visitam a Fazenda Seis Amigos em Tapurah, referência na produção de suínos, feno e energia.

Na sexta-feira (20) o grupo visita a Fazenda Platina, em Santa Carmem, que atua nas atividades de pecuária e agricultura (soja) finalista da 3ª edição. No mesmo dia os jovens produtores visitam a Embrapa de Sinop e no sábado (21) irão conhecer o Centro de Treinamento e Difusão Tecnológica de Sorriso e, em seguida, retornam para Cuiabá. 

 



Fonte: Ascom Famato
 

VEJA TAMBÉM
Sistema Famato apresenta nova versão do Gefine
Sistema Famato participa do ESALQSHOW 2018
FAMATO ALERTA - FUNRURAL
Sindicatos rurais da região norte de MT reúnem-se em Nova Mutum
 
Eventos
Cine Senar Brasnorte
 
Cenarium Rural
 
Galeria Multimídia
Videos
Fotos
Bom dia Senar MT - Sobre Funrural
A produção de etanol a partir do milho
MT tem potencial e visibilidade economica
 
 
       
 
   webmail   
 
e-Famato   
 
(65) 3928-4400
famato@famato.org.br
 
Rua Eng. Edgard Prado Arze, s/n
Centro Politico Administrativo
CEP 78.049.908 - Cuiabá-MT