Sistema Famato
SENAR
IMEA
       
Fale Conosco
 
Prorrogação da apresentação do georreferenciamento
VTN 2018
Imposto Territorial Rural - ITR 2018
   
 
 
23 de Jul de 2018

voltar
 
USO DO FOGO
Produtores rurais devem ficar atentos ao período proibitivo de queimadas
Google - Blog do Cláudio
 

O período proibitivo de uso de fogo para limpeza e manejo de áreas começou em Mato Grosso. De acordo com o Decreto n°1.586, publicado no dia 17 de julho de 2018, o período proibitivo de queimadas será entre os dias 15 de julho a 15 de setembro.  

A preocupação existe porque neste período há pouca precipitação de chuva e baixa umidade relativa do ar, o que pode levar a incêndios acidentais. E para prevenir estes acidentes, a Federação da Agricultura e Pecuária de Mato Grosso (Famato) orienta os produtores rurais a tomarem alguns cuidados, como a construção e manutenção de aceiros, plano de incêndio, contendo os telefones de emergência, carro-pipa ou pulverizador com água, caso haja acidente nesse período, por exemplo.  

“O manejo do fogo é utilizado principalmente para a limpeza e o controle fitossanitário e, com a umidade relativa do ar baixa e altas temperaturas nesse período, o fogo no campo pode ser que se torne inevitável e, por isso, o produtor deve ficar atento e redobrar as medidas de segurança e prevenção”, disse a gestora do Núcleo Técnico da Famato, Lucélia Avi. 

Em caso de incêndio o produtor deve avisar, imediatamente, o Corpo de Bombeiros e informar para a Polícia Militar, Prefeitura Municipal ou a Defesa Civil nos municípios onde não tem a corporação. 

Lucélia lembra que nos casos de incêndio é importante que o produtor tome algumas medidas como, o registro de fotos que comprovem o dano causado pelo incêndio, faça o registro de um boletim de ocorrência e laudo feito pelo profissional habilitado. 

A gestora reforça que quem for flagrado ateando fogo no período de proibição será multado. O valor da multa varia de acordo com a área atingida, de R$ 1 mil por hectare nas áreas abertas a R$ 1,5 mil por hectare nas áreas de floresta, além de ser detido e responder por crime ambiental com pena prevista em até quatro anos.   

 

 

 



Fonte: Ascom Famato
 

VEJA TAMBÉM
Sistema Famato apresenta nova versão do Gefine
FIM DO PRAZO DE ADESÃO AO REFIS DO FUNRURAL
Sistema Famato participa do ESALQSHOW 2018
FAMATO ALERTA - FUNRURAL
 
Eventos
Cine Senar Brasnorte
 
Cenarium Rural
 
Galeria Multimídia
Videos
Fotos
Bom dia Senar MT - Sobre Funrural
A produção de etanol a partir do milho
MT tem potencial e visibilidade economica
 
 
       
 
   webmail   
 
e-Famato   
 
(65) 3928-4400
famato@famato.org.br
 
Rua Eng. Edgard Prado Arze, s/n
Centro Politico Administrativo
CEP 78.049.908 - Cuiabá-MT