Sistema Famato
SENAR
IMEA
       
Fale Conosco
 
Prorrogação da apresentação do georreferenciamento
VTN 2018
TV Famato, informação sempre perto de você
   
 
 
12 de Set de 2018

voltar
 
MISSÃO TÉCNICA LEITE
Produtores de MT visitam propriedade de leite referência no Brasil
Ascom Famato
 

A cultura holandesa é o diferencial da Fazenda Brasilanda, do Grupo Kompier, localizada no município de Montevidiu (GO). A propriedade abriu as porteiras para receber, nesta terça-feira (11/09), os membros da “Missão Técnica Leite”, promovida pela Federação da Agricultura e Pecuária de Mato Grosso (Famato), com o apoio do Serviço Nacional de Aprendizagem Rural (Senar-MT).

 

“O leite é um produto complexo, tanto na obtenção quanto na manutenção da qualidade até o consumo. A não adoção de boas práticas é o maior problema da produção leiteira. Por isso essa missão foi pensada pelo Sistema Famato. Nosso objetivo de difundir as boas práticas que vão desde a sanidade animal, higiene, qualidade do rebanho, nutrição e bem-estar animal, meio ambiente e gestão socioeconômica na propriedade”, disse o diretor de Relações Institucionais da Famato, José Luiz Fidelis.

 

A propriedade é um dos grandes destaques na produção de gado leiteiro em Goiás. Em 2017, a propriedade ficou entre os 100 maiores produtores de leite do Brasil, ocupando a 58ª posição no ranking, segundo pesquisa realizada pelo Milk Point.

 

A família Kompier iniciou as atividades agropecuárias há 50 anos, no Rio Grande do Sul, tendo como carro chefe a agricultura. Em 1988 chegaram a Rio Verde/GO.

 

O foco da propriedade está na agricultura, são aproximadamente 6.400 hectares dedicados a plantação de soja, sua principal fonte de receita. A paixão pelo gado leiteiro ficou por conta da produtora rural Patrícia Kompier que viu na raça holandesa o potencial para fortalecer ainda mais a renda familiar.

 

Atualmente no plantel da Fazenda Brasilanda o número de fêmeas já passa de 1.300, de mamando a caducando. Em lactação são 590 fêmeas. As vacas produzem por dia pouco mais de 18 mil litros, sendo em média 31,8 litros/dia cada. Para o manejo é destinado 10 hectares de capim Tifton, 350 de selagem e 50 hectares de piquetes a pasto.

 

O gerente de fazenda Marcelo Junqueira destacou como um dos diferenciais nos resultados da produção leiteira, o melhoramento genético dos animais. O sistema de avaliação genômica para rebanhos leiteiros tem o objetivo de selecionar animais geneticamente superiores.

 

Com o crescimento na produção da fazenda, o Grupo Kompier pretende, em 2019, construir o terceiro barracão para mais 400 animais.

 

A zootecnista e gerente da Fazenda Brasilanda, Beatriz Kompir, atribui o controle dos índices zootécnicos dos animais, o controle do calendário de vacinas e de visitas fundamental para manter os índices de descarte cada vez menor na propriedade, o que atualmente é de apenas 7%.

 

Na fazenda foi adotado como técnica sustentável a compostagem de resíduos, como feno e silagem, que são transformados em adubo orgânico.

 

Para o presidente do Sindicato Rural de Poxoréu, José Jorge Sobrinho, a missão é importante para difundir conhecimento e tecnologia, assim como possibilitar aos produtores de leite de Mato Grosso uma visão empreendedora, de maneira que agregue lucro e aumento na produtividade.

 

Ainda na terça-feira (11), o grupo conheceu o Sindicato Rural de Rio Verde, onde foram recepcionados pelo presidente Luciano Jayme Guimarães.

 

Estão participando da missão presidentes de sindicato rural e produtores dos principais municípios de pecuária leiteira de Mato Grosso e técnicos da Famato e Senar-MT. A missão segue com a programação de visitas às propriedades rurais em Goiás e encerra na quinta-feira (13), em Brasília na Embrapa Cerrados.

 

 



Fonte: Ascom Famato
 

VEJA TAMBÉM
Jovens produtores rurais são premiados pelo Sistema Famato
Presidente de uma das maiores tradings da China faz palestra em Cuiabá
FAMATO ALERTA - FUNRURAL
Mais de 20 jovens concluem o programa Futuros Produtores e recebem certificado
 
Eventos

nenhum evento com foto
 
Cenarium Rural
 
Galeria Multimídia
Videos
Fotos
Bom dia Senar MT - Sobre Funrural
A produção de etanol a partir do milho
MT tem potencial e visibilidade economica
 
 
       
 
   webmail   
 
e-Famato   
 
(65) 3928-4400
famato@famato.org.br
 
Rua Eng. Edgard Prado Arze, s/n
Centro Politico Administrativo
CEP 78.049.908 - Cuiabá-MT