Sistema Famato
SENAR
IMEA
       
Fale Conosco
 
Prorrogação da apresentação do georreferenciamento
VTN 2018
TV Famato, informação sempre perto de você
   
 
 
07 de Nov de 2018

voltar
 
CAMPO VERDE
Famato e CNA articulam reunião entre avicultores e BRF
Sanex
 

Os avicultores do município de Campo Verde estão desde junho deste ano sem produzir. A BRF, principal empresa do setor no país, encerrou suas atividades avícolas na região desfavorecendo cerca de 280 aviários que atendiam a empresa. Para melhorar a comunicação e a negociação entre os avicultores e a BRF, a Federação da Agricultura e Pecuária de Mato Grosso (Famato) e a Confederação da Agricultura e Pecuária do Brasil (CNA) articularam esta semana uma reunião com o grupo.

 

O encontro aconteceu no Sindicato Rural de Campo Verde e reuniu avicultores, representantes da BRF, técnicos da Famato e da CNA.

 

A reunião resultou em um compromisso firmado pela BRF com os representantes dos avicultores permitindo a utilização por tempo determinado do abatedouro de Várzea Grande, caso a empresa venda a estrutura instalada em Campo Verde.

 

Na avaliação da assessora técnica da CNA, Ana Ligia Lenat, a situação dos produtores rurais de Campo Verde é sensível e precisará da representatividade do Sindicato Rural de Campo Verde, da Famato e da CNA para intermediar um canal de negociação. “Os avicultores de Campo Verde estão sem produção, sem alojar frangos há aproximadamente seis meses. A situação é delicada”, alertou Ana Ligia.

 

A última conversa com a BRF e os avicultores de Campo Verde foi em junho deste ano, quando a empresa se comprometeu em repassar uma quantia financeira para cada avicultor por um período de seis meses. Porém, o prazo está acabando e o futuro dos avicultores ainda é incerto.

 

“Essa reunião foi uma  iniciativa da ACAV, com o apoio da Famato e CNA, renova nossas esperanças. Esse anúncio da BRF registrado em ata, de que vai ceder o abatedouro de Várzea Grande, reconstrói nossas expectativas para que surjam novos parceiros”, afirmou o presidente da Associação Campoverdense de Avicultura (ACAV), Clodoaldo Gomes.

 

Segundo Gomes, os avicultores integrados à BRF somam um ativo de aproximadamente R$ 150 milhões. “Isso significa que somos parte importante no negócio e necessitamos de mais transparência sobre as negociações. Essa reunião demonstrou que conseguimos abrir um canal de comunicação com a empresa”, acrescentou.  

 

A reunião foi o primeiro passo para mostrar ao produtor quais são as expectativas da BRF e as estratégias para a planta de Várzea Grande. A BRF informou que está aberta a compradores e pode, inclusive, disponibilizar por um tempo a planta Várzea Grande como uma forma de viabilizar o negócio até que uma nova indústria seja construída. A iniciativa visa manter os avicultores na atividade.

 

Conforme a assessora técnica da CNA, depois do advento da Lei de Integração nº 3.288/2016 há uma necessidade crescente de transparência na negociação com a indústria. “E toda vez que o produtor sentir que não está sendo representado, que não está conseguindo essa contrapartida, a orientação é que ele procure o sindicato, a Famato e a CNA. Juntos, vamos articular reuniões como essa visando melhorar as formas de negociação”, orientou. 

 

O analista de pecuária da Famato, Marcos Carvalho, destacou a importância da representatividade das entidades para equilibrar e promover a comunicação entre os produtores e a agroindústria. “A Famato é a entidade que representa os produtores rurais de Mato Grosso. Unir as forças da entidade, junto com a CNA e os sindicatos rurais permite melhorar esse equilíbrio de forças entre as instituições e as indústrias. Assim, as negociações se tornam mais favoráveis e transparentes”, apontou.

 

 



Fonte: Ascom Famato
 

VEJA TAMBÉM
Lin Tan afirma que o Brasil é o único país capaz de aumentar a produção de soja
Jovens produtores rurais são premiados pelo Sistema Famato
Famato apresenta dados do agro de MT para pesquisadores chineses
Vencedores do Prêmio Sistema Famato em Campo serão divulgados quinta-feira (08/11)
 
Eventos

nenhum evento com foto
 
Cenarium Rural
 
Galeria Multimídia
Videos
Fotos
Bom dia Senar MT - Sobre Funrural
A produção de etanol a partir do milho
MT tem potencial e visibilidade economica
 
 
       
 
   webmail   
 
e-Famato   
 
(65) 3928-4400
famato@famato.org.br
 
Rua Eng. Edgard Prado Arze, s/n
Centro Politico Administrativo
CEP 78.049.908 - Cuiabá-MT