Sistema Famato
SENAR
IMEA
       
Fale Conosco
 
Prorrogado prazo da Dívida Ativa da União
VTN 2018
TV Famato, informação sempre perto de você
   
 
 
12 de Nov de 2018

voltar
 
AVICULTURA
Sistema Famato promove treinamento para avicultores das Cadecs de MT
Ascom Famato
 

Avicultores de corte das Associações Municipais de Campo Verde, Tangará da Serra, Nova Marilândia, Lucas do Rio Verde e Nova Mutum participaram, em Cuiabá, de três módulos de capacitação sobre noções jurídicas aplicadas ao contrato de integração, organização e condução de reuniões e técnicas de negociações. O treinamento, que durou uma semana, foi feito pelo Serviço Nacional de Aprendizagem Rural do Paraná (Senar - PR), em parceria com o Senar-MT, Federação da Agricultura e Pecuária de Mato Grosso (Famato) e Confederação da Agricultura e Pecuária do Brasil (CNA).  

Participaram do curso 21 pessoas, entre elas produtores rurais que fazem parte das Comissões de Acompanhamento, Desenvolvimento e Condição da Integração (Cadecs).  A formação das Cadecs atende a exigência da Lei n° 13.288/16 do governo federal, conhecida como Lei da Integração, que tem o objetivo de dar transparência nas relações econômicas e na remuneração da cadeia. Cada comissão deve ter a participação de produtores e integradoras. 

“A maioria dos avicultores tem agilidade e compreensão sobre o próprio negócio, sua produção, mas existem questões mais técnicas que necessitam de esclarecimentos. Por isso, a Famato intermediou essa parceria entre o Senar-PR e o Senar-MT para trazer a capacitação para os produtores de Mato Grosso que fazem parte das Cadecs, de modo que aprimorem a capacidade técnica de negociar com as integradoras e possam adquirir novos conhecimentos jurídicos”, disse o analista de pecuária da Famato, Marcos de Carvalho. 

O técnico da CNA, Thiago Carvalho, falou sobre os principais problemas enfrentados pelas Cadecs do Brasil e contratos de integração. A assessora técnica, Ana Lígia Aranha Lenat, fez uma análise do mercado nacional de avicultura de corte. O módulo de como organizar e conduzir reuniões e o treinamento de negociação foram conduzidos pelo assessor jurídico da Faep, Ruan Felipe Schwertner. 

A CNA já estuda a possibilidade de levar o treinamento, nos mesmos moldes, para outros estados brasileiros. 

O mecanismo de negociação de preços e condições com as integradoras, denominado de Núcleo de Cadecs, foi criado pela Federação da Agricultura e Pecuária do Paraná (Faep) e Serviço Nacional de Aprendizagem Rural (Senar-PR).  

 

 

 



Fonte: Ascom Famato
 

VEJA TAMBÉM
STJ reconhece a execução de contrato de arrendamento rural que fixa preço por saca
Imea divulga retrospectiva da agropecuária de MT e projeções para 2019
Produtores têm até o dia 27 de dezembro para liquidar dívidas com descontos
Famato recebe Certificado de Responsabilidade Social
 
Eventos

nenhum evento com foto
 
Cenarium Rural
 
Galeria Multimídia
Videos
Fotos
Bom dia Senar MT - Sobre Funrural
A produção de etanol a partir do milho
MT tem potencial e visibilidade economica
 
 
       
 
   webmail   
 
e-Famato   
 
(65) 3928-4400
famato@famato.org.br
 
Rua Eng. Edgard Prado Arze, s/n
Centro Politico Administrativo
CEP 78.049.908 - Cuiabá-MT