Sistema Famato
SENAR
IMEA
       
Fale Conosco
 
   
 
 
10 de Mai de 2019

voltar
 
CAR
Famato, Sema e SFB reunidos para avaliar os registros do CAR
Ascom Famato
 

Os dados do Simcar, Sistema de Cadastro Ambiental Rural implantado pela Secretaria de Estado de Meio Ambiente (Sema) em substituição ao Sicar (Sistema Nacional de Cadastro Ambiental Rural), foram sincronizados. Dos 13 mil cadastros que aguardavam a sincronização mais de 11 mil tiveram a integração finalizada.

 

Apesar de parte do problema ter sido solucionado, os produtores rurais têm até 31 de julho deste ano para retificar os Cadastros Ambientais Rurais (CAR) no sistema mato-grossense (Simcar), conforme o Decreto 03/2019.

 

A informação foi passada esta semana nas duas reuniões que aconteceram na sede da Federação da Agricultura e Pecuária de Mato Grosso (Famato). A diretoria da entidade e a área técnica reuniram-se com representantes da Sema, do Serviço Florestal Brasileiro (SFB) e do GT CAR, composto por técnicos da Famato, Aprosoja e Assembleia Legislativa.

 

Na reunião foram tratadas as dificuldades que alguns produtores rurais do estado continuam tendo para fazer a regularização ambiental. "Recebemos diversos tipos de reclamações dos produtores sobre o CAR. Esta reunião foi importante para esclarecer as dúvidas e entender as soluções que estão sendo tomadas pela Sema e pelo SFB. A próxima etapa agora é resolver os impasses da APF. Para isso, solicitamos uma nova reunião para tratar do assunto", informou o presidente em exercício do Sistema Famato, Marcos da Rosa.

 

As equipes de tecnologia da informação (TI) da Sema e do SFB estão trabalhando em conjunto com a empresa responsável pela manutenção dos sistemas. Mapearam todos os problemas encontrados e alinharam a integração com os dois sistemas, o que possibilitou a sincronização da base de dados do CAR estadual com o federal.

 

Conforme a área técnica da Sema, os registros do CAR que ainda possuem algum tipo de pendência são por motivos pontuais e que estão sendo analisados caso a caso pela secretaria.

 

Para esclarecer as principais dúvidas dos produtores rurais, segue abaixo as respostas:

 

Todos os CARs foram sincronizados?

R: Ainda não, mas as falhas técnicas da sincronização dos dados do sistema estadual (Simcar) com o federal (Sicar) foram efetivamente sanadas. Ainda faltam aproximadamente 3.000 cadastros para serem sincronizados e desse montante aproximadamente 1.000 geraram pendências, sejam elas cadastrais ou de poligonais.

 

Se o meu CAR não sincronizou, o que devo fazer?

R: O primeiro passo é que o proprietário ou o seu responsável técnico acesse o Simcar (pelo site www.sema.mt.gov.br) e verifique na aba de sincronização se existe alguma inconsistência cadastral (SIGA). Desta forma, poderá ser retificado de forma simples e após a correção o cadastro será sincronizado automaticamente. Caso não seja identificada nenhuma pendência no SIGA, é necessário verificar as informações poligonais e, assim, procurar a Sema para a retificação. Em caso de dúvidas neste procedimento, a área técnica da Famato está à disposição para orientações.

 

E se o meu CAR estiver com o "status cancelado"?

R: Devido a uma operação na Sema, alguns CARs sofreram alterações em seus "status". A orientação é que o proprietário procure a Delegacia Especializada do Meio Ambiente (Dema) e verifique se está enquadrado neste caso. Nesta condição, o interessado irá agendar uma audiência e a situação do seu cadastro será discutida. É importante salientar que o proprietário não deve realizar um novo CAR, exceto se houver orientação explícita da Dema com a Sema.

 

Os CARs continuam sendo analisados?

R: Sim. Apesar do grande represamento de cadastros na base do sistema, as análises estão acontecendo. Foram necessárias modulações (físicas, logísticas, de sistema, de funcionários) para que o fluxo rodasse. A Sema já abriu edital para processo seletivo de novos profissionais e a estimativa é que as análises aumentem.

 

Para mais informações ligue para (65) 3928-4474 ou pelo e-mail meioambiente@famato.org.br.



Fonte: Ascom Famato
 

VEJA TAMBÉM
Nova Medida Provisória acaba com data limite para fazer o CAR
Famato apoia a Reforma da Previdência
Produtores rurais começam o ano com novos prazos para a regularização ambiental
Prazos para inscrição no CAR e vigência da APF terminam dia 31 de dezembro
 
Eventos

nenhum evento com foto
 
Cenarium Rural
 
Galeria Multimídia
Videos
Fotos
Bom dia Senar MT - Sobre Funrural
A produção de etanol a partir do milho
MT tem potencial e visibilidade economica
 
 
       
 
   webmail   
 
e-Famato   
 
(65) 3928-4400
famato@famato.org.br
 
Rua Eng. Edgard Prado Arze, s/n
Centro Politico Administrativo
CEP 78.049.908 - Cuiabá-MT