Sistema Famato
SENAR
IMEA
       
Fale Conosco
 
   
 
 
08 de Ago de 2019

voltar
 
BR 158
Famato e Sindicatos Rurais do Araguaia e Xingu reúnem-se com o ministro da Infraestrutura
Ascom Famato
 

O presidente do Sistema Famato, Normando Corral, presidentes dos Sindicatos Rurais da região do Araguaia e Xingu e representantes de entidades do setor produtivo rural estiveram reunidos esta semana (06/08) com o ministro da Infraestrutura, Tarcísio Freitas, em Brasília-DF. Também participaram da audiência os deputados federais José Medeiros (Pode), Neri Geller (PP) e Nelson Barbudo (PSL).

 

Das lideranças dos Sindicatos Rurais estavam os presidentes Anísio Junqueira (Vila Rica), Otalécio Januário (Santa Cruz do Xingu), Fernando Tulha (São José do Xingu), Bira Capuzzo (Confresa) e Alessandro Pires (Porto Alegre do Norte). Os cinco sindicatos fazem parte da região 3 da Famato que é composta por seis entidades sindicais.

 

As lideranças do setor produtivo solicitaram uma intervenção emergencial na BR-158, abrangendo os dois estados: Mato Grosso e Pará.  Para Mato Grosso, o pedido foi pela pavimentação do trecho de terra e para o estado do Pará a construção de pontes, recapeamento e alargamento de alguns trechos da rodovia. Na pauta também estavam as BR’s 242, 174 e a 080, em Mato Grosso, que estão intransitáveis em vários trechos. 

 

Para o vice-presidente da Região 3 Nordeste da Famato e presidente do sindicato de Santa Cruz do Xingu, Otalécio Januário, o asfaltamento da BR-158 vai proporcionar a melhor logística para exportação da produção agropecuária de Mato Grosso. “Quando o asfalto se tornar realidade, nos cerca de 130 km que faltam, Mato Grosso vai dar um salto nas exportações. O Vale do Araguaia vai ser referência em comparação a outras regiões produtoras do estado”, disse Otalécio.

 

O ministro mostrou-se favorável ao traçado original em Mato Grosso e ainda afirmou que existem fundos suficientes para a execução das obras, entretanto depende da desburocratização nos trâmites administrativos por parte de legisladores.

 

“A reunião foi muito produtiva. O posicionamento do ministro Tarcísio Freitas foi direto como tem sido este atual governo. Ele demonstrou ter pleno conhecimento não só dos problemas que afetam Mato Grosso e o Brasil como também suas soluções”, avaliou o presidente do Sistema Famato, Normando Corral.

 

Uma ordem de serviço foi dada pelo ministro para as pontes que fazem parte do traçado. Tarcísio Freitas pediu celeridade na aprovação do Projeto de Lei Geral de Licenciamento Ambiental, que está sendo discutido na Câmara Federal.  O texto prevê a isenção de licença para atividades agropecuárias e também para melhorias e ampliações em obras de infraestrutura.

 

Também participaram do encontro o diretor-executivo do Movimento Pró-Logística, Edeon Vaz, o representante da Agência de Desenvolvimento dos Empreendedores do Tocantins-Araguaia (Apamara), Alexandre Lobo, o presidente do Sindicato Rural de Redenção no Pará, Walteir Rezende, o prefeito municipal de Vila Rica, Abmael Borges da Silveira, prefeitos municipais e lideranças políticas do Pará, como o senador Zequinha Marinho (PSC).

 

 

 



Fonte: Ascom Famato
 

VEJA TAMBÉM
CNA e Cepea levantam custos de produção de grãos em Mato Grosso
Famato e entidades de MT assinam Termo de Cooperação do Pró-Genética MT
Sistema Famato lança curso de qualificação para gerentes sindicais
Sistema Famato promove uma semana de eventos para as equipes dos Sindicatos Rurais
 
Eventos

nenhum evento com foto
 
Cenarium Rural
 
Galeria Multimídia
Videos
Fotos
Bom dia Senar MT - Sobre Funrural
A produção de etanol a partir do milho
MT tem potencial e visibilidade economica
 
 
       
 
   webmail   
 
e-Famato   
 
(65) 3928-4400
famato@famato.org.br
 
Rua Eng. Edgard Prado Arze, s/n
Centro Politico Administrativo
CEP 78.049.908 - Cuiabá-MT