Sistema Famato
SENAR
IMEA
       
Fale Conosco
 
   
 
 
30 de Ago de 2019

voltar
 
FAZENDA PANTANEIRA
Técnicos do Sistema Famato são treinados para o projeto Fazenda Pantaneira Sustentável
Ascom Famato
 

Teve início nesta semana (27, 28 e 29 de agosto), em Mato Grosso, a capacitação dos técnicos credenciados ao Sistema Famato que estão atuando no Projeto Fazenda Pantaneira Sustentável. O treinamento é resultado de uma parceria entre a Federação da Agricultura e Pecuária de Mato Grosso (Famato), Serviço Nacional de Aprendizagem Rural (Senar-MT), Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária - Embrapa Pantanal (Corumbá-MS), Associação dos Criadores de Mato Grosso (Acrimat) e Sindicatos Rurais de municípios do Bioma Pantanal mato-grossense.  

O objetivo da cooperação é levantar indicadores sociais, de pastagem, de água, econômicos e de viabilidade regional que revelam o nível de sustentabilidade de propriedades rurais do Pantanal. O treinamento teve a mentoria dos pesquisadores da Embrapa Pantanal, Sandra Aparecida Santos, Walfrido Moraes Tomas, Márcia Divina de Oliveira e Suzana Maria Salis.  

A iniciativa irá aplicar a ferramenta e o Software FPS em fazendas-piloto no estado. O sistema foi elaborado pela Embrapa Pantanal em parceria com a Embrapa Arroz e Feijão. A FPS elabora diagnósticos das propriedades e mensura o nível de sustentabilidade econômica, ambiental e social de cada uma. 

Os pesquisadores dividiram as atividades na propriedade rural em módulos teóricos (orientações) e práticos. Os técnicos aprenderam na prática a coletar amostras de gramíneas, folhas, plantas, água, entre outros materiais que serão encaminhados ao laboratório da Embrapa para serem avaliados.  

A assistência técnica do Sistema Famato é uma importante ferramenta para que as tecnologias desenvolvidas pela Embrapa e os resultados do projeto Fazenda Pantaneira Sustentável cheguem aos produtores rurais. A ideia é que os técnicos e as entidades envolvidas no projeto sejam multiplicadores e contribuam para a ampliação desses modelos de produções sustentáveis e diversificados nas regiões pantaneiras. Assim como contribuir na construção de políticas públicas direcionadas para o Pantanal.  

Os técnicos do Sistema Famato irão visitar 15 propriedades rurais do Bioma Pantanal de Mato Grosso e oferecer atendimento individual. Eles ficarão responsáveis em levantar dados técnicos para os diagnósticos da ferramenta, capacitações de cunho educativo aos colaboradores e produtores das fazendas assistidas, entre outras atividades.  

Da Famato estiveram presentes no treinamento a gestora do Núcleo Técnico, Lucélia Avi, a analista de Meio Ambiente, Laura Rutz, e o analista de Pecuária, Marcos de Carvalho. Do Senar-MT participou o coordenador de Assistência Técnica e Gerencial, Armando Urenha, e da Acrimat o gerente de Relações Institucionais, Nilton Mesquita. 

 



Fonte: Ascom Famato
 

VEJA TAMBÉM
Produtores de Mato Grosso lutam para viabilizar exportação pelo Porto de Itaqui (MA)
Sistema Famato visita o Terminal de Grãos do Maranhão
Sanidade na suinocultura será tema de workshop dia 20 de setembro na Famato
Liberada emissão do Certificado de Cadastro de Imóvel Rural 2019
 
Eventos

nenhum evento com foto
 
Cenarium Rural
 
Galeria Multimídia
Videos
Fotos
Bom dia Senar MT - Sobre Funrural
A produção de etanol a partir do milho
MT tem potencial e visibilidade economica
 
 
       
 
   webmail   
 
e-Famato   
 
(65) 3928-4400
famato@famato.org.br
 
Rua Eng. Edgard Prado Arze, s/n
Centro Politico Administrativo
CEP 78.049.908 - Cuiabá-MT