Sistema Famato
SENAR
IMEA
       
Fale Conosco
 
   
 
 
20 de Set de 2019

voltar
 
PRODUÇÃO DE SUÍNOS
Sistema Famato realiza workshop com especialista em doenças infecciosas
Ascom Famato
 

A Federação da Agricultura e Pecuária de Mato Grosso (Famato) participou nesta sexta-feira (20/09) do Workshop Estadual "Doenças virais de Importância na Produção de Suínos", no auditório do Serviço Nacional de Aprendizagem Rural (Senar-MT).

 

O objetivo é capacitar médicos veterinários e demais profissionais do campo que atuam na produção suína. Os trabalhos de capacitação dos profissionais estão sendo conduzidos pela especialista em epidemiologia das doenças infecciosas, a doutora em medicina veterinária Masaio Mizuno Ishizuka.

 

Masaio, além de mostrar os sintomas e formas de transmissão das principais doenças virais que podem atingir o rebanho suíno, conceituou epidemiologia e biossegurança, explicando aos participantes todos os fatores que podem contribuir com a disseminação das doenças. “A biosseguridade não pode estar restrita a uma granja. Ela deve levar em conta o entorno, as questões ambientais e precisa estar diretamente aplicada nas vias de transmissão”, explicou.

 

Participaram do workshop cerca de 160 pessoas, entre profissionais de diversas áreas da cadeia produtiva de suínos do estado, entre eles médicos veterinários, técnicos, produtores, estudantes e representantes de várias entidades do setor produtivo rural e da agroindústria.

 

Para o diretor de Relações Institucionais da Famato, José Luiz Fidelis, a educação sanitária e a prevenção de doenças são fatores primordiais para manter a saúde da produção. "Manter os produtores rurais informados é importante para garantir a sanidade da produção suína no estado. Entendemos que o investimento na educação sanitária e prevenção de doenças contagiosas é infinitamente menor que os custos diretos e indiretos gastos em uma emergência sanitária causada por doenças, como é o caso da peste suína clássica e peste suína africana. A iniciativa privada e os órgãos oficiais de sanidade animal devem estar alinhados e em alerta. E qualquer manifestação de doenças infecciosas deve-se comunicar imediatamente o serviço de defesa", disse o diretor José Luiz Fidelis.

 

Os treinamentos estão acontecendo também em outros estados brasileiros. Para o segundo semestre de 2019, estão previstos acontecer em 10 estados. 

 

O workshop é uma iniciativa da Associação Brasileira dos Criadores dos Suínos (ABCS) em conjunto com a Confederação da Agricultura e Pecuária do Brasil (CNA), a Associação Brasileira de Proteína Animal (ABPA), a Associação Brasileira das Empresas de Genética de Suínos (Abegs), a Associação Brasileira de Médicos Veterinários Especialistas em Suínos (Abraves), Associação dos Criadores de Suínos de Mato Grosso (Acrismat) e Famato.

 

Também participou o analista de Pecuária da Famato, Marcos de Carvalho.



Fonte: Ascom Famato
 

VEJA TAMBÉM
Áreas rurais de uso consolidado terão a emissão da APF
Sistema Famato participa de encontro nacional para definir medidas de segurança no campo
Governança Corporativa nas Empresas Familiares: Boas Práticas no Brasil e no Mundo
AgriHub Space vai incubar e acelerar startups de tecnologia voltadas ao agronegócio
 
Eventos

nenhum evento com foto
 
Cenarium Rural
 
Galeria Multimídia
Videos
Fotos
Bom dia Senar MT - Sobre Funrural
A produção de etanol a partir do milho
MT tem potencial e visibilidade economica
 
 
       
 
   webmail   
 
e-Famato   
 
(65) 3928-4400
famato@famato.org.br
 
Rua Eng. Edgard Prado Arze, s/n
Centro Politico Administrativo
CEP 78.049.908 - Cuiabá-MT