Sistema Famato
SENAR
IMEA
       
Fale Conosco
 
   
 
 
22 de Nov de 2019

voltar
 
ENERGIA ELÉTRICA
Famato participa do maior congresso de geração de energia da América Latina
Arquivo pessoal
 

A Federação da Agricultura e Pecuária de Mato Grosso (Famato) participou do 4º Congresso Brasileiro de Geração Distribuída, considerado por especialistas como o principal evento do setor na América Latina. O evento aconteceu entre os dias 13 e 14 de novembro no Centro de Convenções de Olinda-PE. No mesmo período, aconteceu o Fórum Energy Storage Brasil, feira de armazenamento de energia e a 4ª ExpoGD - Feira Brasileira de Geração Distribuída. A Famato foi representada pelo assessor de Relações Institucionais, Edvaldo Belisário dos Santos que ocupa o cargo de presidente do Conselho de Consumidores de Energia Elétrica do Estado de Mato Grosso – Concel/MT.

 

Segundo Belisário, o objetivo do Congresso foi discutir o atual cenário da Geração Distribuída (GD); barreiras regulatórias; impedimentos jurídicos e as perspectivas de crescimento para o setor em fontes alternativas de energias como a solar, eólica, biomassa e as pequenas centrais hidrelétricas (PCHs e CGHs). Foram debatidos, ainda, o avanço das tecnologias inovadoras, estudos técnicos/científicos e novidades industriais no campo das energias renováveis.

 

Para Belisário das pautas a que mais chamou a atenção dos participantes e dividiu opiniões foi a Geração Distribuída (GD), a exemplo do processo de revisão da Resolução Normativa 482/2012, da Agência Nacional de Energia Elétrica (ANEEL), que vem sofrendo diversas modificações.

 

De acordo com a Associação Brasileira de Geração Distribuída (ABGD), no país existem mais de 130 mil conexões e unidades consumidoras no campo da Geração Distribuída. São aproximadamente 10 mil empresas na cadeia produtiva e milhares de empregos gerados de forma direta e indireta. Existem 126.416 usinas instaladas, com 169.787 unidades consumidoras que recebem créditos dessas usinas e uma potência total instalada de 1.601.098,65 kW.

 

Segundo o presidente em exercício do Concel-MT e representante da Famato, Edvaldo Belisário, Mato Grosso já é destaque no Centro Oeste na geração de energia elétrica. Com base em pesquisas realizadas, o estado fechou 2017 com quase 95% da sua energia elétrica gerada por fontes renováveis, de acordo com dados apurados pelo grupo Energisa.

 

O relatório aponta que 93,32% da energia tem origem hídrica, enquanto as outras fontes renováveis como Biomassa e Solar Fotovoltaica somaram 1,24%. Já as fontes não renováveis (Diesel e Gás Natural) somaram apenas 5,44%.

 

Além do ótimo desempenho das fontes renováveis, a geração em 2018 de todas as fontes de energia em Mato Grosso foi suficiente para atender a demanda total de energia do Estado e ainda exportar para o Sistema Interligado Nacional, um excedente de produção de 48%.

 

O último Balanço Energético de Mato Grosso publicado em parceria da Secretaria de Desenvolvimento Econômico (Sedec), com a Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT) divulgou a distribuição da matriz energética no Estado que é formada predominantemente pelas hidrelétricas (75%), cuja matéria prima é a água, usinas termelétricas (20%), que geram energia a partir do gás e da biomassa (5%), a partir, por exemplo, do bagaço da cana de açúcar.

 

Mato Grosso após iniciativa da Sedec foi um dos primeiros Estados a isentar o ICMS na modalidade de micro e minigeração distribuída. Nesta modalidade estão contemplados os empreendimentos com até 1.000 kW de potência instalada de fontes renováveis como CGH’s, Biogás, e, principalmente, a Solar Fotovoltaica.

 

 

 

 



Fonte: Ascom Famato
 

VEJA TAMBÉM
Receita Federal prorroga para 30 de junho o prazo de entrega da declaração de Imposto de Ren
Medidas propostas por CNA para mitigar crise são corretas, diz Normando Corral
Validades das Certidões Negativas de Débitos são prorrogadas por 90 dias
Ministério da Agricultura prorroga validade da declaração de aptidão do Pronaf por seis mese
 
Eventos
16ª EXPOBAND 2020
17ª EXPOTAPURAH
EXPORIO
NORTE SHOW
 
Cenarium Rural
 
Galeria Multimídia
Videos
Fotos
Bom dia Senar MT - Sobre Funrural
A produção de etanol a partir do milho
MT tem potencial e visibilidade economica
 
 
       
 
   webmail   
 
e-Famato   
 
(65) 3928-4400
famato@famato.org.br
 
Rua Eng. Edgard Prado Arze, s/n
Centro Politico Administrativo
CEP 78.049.908 - Cuiabá-MT