Sistema Famato
SENAR
IMEA
       
Fale Conosco
 
   
 
 
05 de Dez de 2019

voltar
 
HUB DE INOVAÇÃO
Sistema Famato lança oficialmente o AgriHub Space
Ascom Famato
 

O Sistema Famato lançou, nesta quarta-feira (4/12), o primeiro Hub de inovação de Mato Grosso, o “AgriHub Space”. O Hub irá estimular negócios na cadeia produtiva, além de conectar empresas, produtores rurais, startups e o ecossistema agrícola. A iniciativa é inédita no estado, tem como parceiros as empresas Agro Amazônia/Sumitomo Corporation, Amaggi, Bayer, Tropical Melhoramento e Genética Ltda (TMG) e a Rede de Fazendas Alfa. O Sistema Famato e LM Ventures serão responsáveis pela parte operacional do espaço.  

O AgriHub Space, é uma iniciativa prática, voltada exclusivamente para o agronegócio. É o que as startups do Hub irão desempenhar em um moderno e amplo espaço de 400 m², situado no Edifico Famato, em Cuiabá. A rede de inovação vai oferecer suporte às startups e às empresas que desenvolvem e buscam projetos capazes de transformar os seus setores.

O presidente do Sistema Famato Normando Corral, falou da satisfação de participar da concepção e criação do AgriHub Space, o espaço físico que vai abrigar o AgriHub. “Não fiz parte do nascimento do projeto, o AgriHub surgiu na gestão do ex-presidente Rui Prado, participar da concepção do espaço que vai abrigar o AgriHub é uma alegria. Queremos fazer desse espaço físico a casa do AgriHub, a casa das ideias e das inovações que serão desenvolvidas especialmente para o setor produtivo rural. Porque aqui? Por que aqui é a casa do produtor rural”, discursou Normando Corral.

O AgriHub apresenta mais que um espaço de inovação. É um novo marco nas relações comerciais e institucionais do agronegócio mato-grossense e, também, um diferencial competitivo no mercado agropecuário. De um lado, grandes empresas se beneficiam da criatividade e inovação trazidos pelas startups, que, por sua vez, conseguem ter acesso aos principais players do setor e atuar de maneira efetiva na solução de desafios reais do agronegócio.

Sobre o conceito, o head (coordenador) do AgriHub e superintendente do Serviço Nacional de Aprendizagem Rural (Senar-MT), Otávio Celidonio lembrou do apoio e da força de vontade do ex-presidente do Sistema Famato, Rui Prado e do atual presidente Normando Corral ao comprarem a ideia e darem liberdade para que todos os envolvidos pudessem trabalhar. “Junto conosco, eles pensaram nos desafios dos produtores e nas oportunidades do mundo das tecnologias. Foi aí que vimos um exército de pessoas, empreendedores e parceiros, querendo trabalhar e criar inovações para solucionar problemas reais dos produtores rurais de Mato Grosso”.

Representantes das empreses parceiras, Agro Amazônia/Sumitomo Corporation, Amaggi, Bayer, Tropical Melhoramento e Genética Ltda (TMG) falaram sobre o que os levaram a acreditar no AgriHub Space como o primeiro Hub de inovação de Mato Grosso. Eles acreditam que o AgriHub Space é o vetor do desenvolvimento da agricultura digital.

Para o sócio proprietário da LM Ventures, Magnus Arantes, o AgriHub Space provavelmente será o maior hub de inovação em Agro do Brasil, já que está no maior estado produtor de grãos do país e por ser uma iniciativa do Sistema Famato, entidade que representa os produtores rurais.

Também participaram do evento, o secretário de Estado de Desenvolvimento Econômico, César Miranda e o vice-prefeito de Cuiabá, Niuan Ribeiro. Também estavam presentes autoridades, presidentes e diretores dos sindicatos rurais, produtores rurais, estudantes, pesquisadores e empreendedores.

No período da tarde aconteceram painéis com temas: “Inovação dentro das empresas parceiras” e “Existe solução para previsão climática?”.  Além disso, também teve a apresentação das startups Braz Soft, Terra Magna, TBDC, Cropman, Agricef e Trace Pack. Cada uma teve 10 minutos para apresentar o objetivo, ideia de inovação e possíveis soluções para situações identificadas nas empresas parceiras.

AgriHub – É uma rede de inovação em agricultura e pecuária, nasceu em 2016, em uma inciativa pioneira em Mato Grosso, e tem o objetivo de  identificar os problemas dos produtores rurais e os conectam a startups, mentores, empresas de tecnologia, pesquisadores e investidores para desenvolver soluções e promover o melhor ajuste de tecnologias no campo. É uma iniciativa da Federação da Agricultura e Pecuária de Mato Grosso (Famato), do Serviço Nacional de Aprendizagem Rural (Senar-MT) e do Instituto Mato-grossense de Economia Agropecuária (Imea).

Chamada de startups – As inscrições para as startups interessadas foram prorrogadas até o dia 18 de dezembro de 2019. Poderão participar startups que já tenham produtos desenvolvidos e que possam ser aplicados na prática e que tenham conexão com os problemas diagnosticados nas empresas parceiras ou na Rede de Fazendas Alfa. Devem ser selecionadas de 8 a 15 startups para este primeiro ciclo de nove meses.

 



Fonte: Ascom Famato
 

VEJA TAMBÉM
Como head do AgriHub, Celidonio terá o desafio de torná-lo uma instituição do Sistema Famato
Sistema Famato apresenta o conceito "AgriHub Space"
Maior programa de pré-aceleração de startups de MT abre inscrições
Conexão AgriHub começa dia 17 de julho
 
Eventos
17ª EXPOTAPURAH
NORTE SHOW
16ª EXPOBAND 2020
EXPORIO
 
Cenarium Rural
 
Galeria Multimídia
Videos
Fotos
Bom dia Senar MT - Sobre Funrural
A produção de etanol a partir do milho
MT tem potencial e visibilidade economica
 
 
       
 
   webmail   
 
e-Famato   
 
(65) 3928-4400
famato@famato.org.br
 
Rua Eng. Edgard Prado Arze, s/n
Centro Politico Administrativo
CEP 78.049.908 - Cuiabá-MT